Os combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo e gás) foram fundamentais para o crescimento da renda da economia internacional nos últimos dois séculos, mas, ao mesmo tempo, provocaram o aumento da concentração de Gases de Efeito Estufa (GEE). Além da poluição que provoca doenças respiratórias, as emissões de GEE têm mudado a química da atmosfera e acelerado o fenômeno do aquecimento global. Como a concentração de GEE na atmosfera era consequência das emissões realizadas pelos países industrializados no passado, foi estabelecido o princípio das “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”. Ou seja, os países desenvolvidos deveriam arcar com as maiores responsabilidades na redução de GEE e na transferência de recursos aos países em desenvolvimento. No entanto, diversos países desenvolvidos, entre eles os Estados Unidos, não ratificaram o documento, com a alegação de que isto prejudicaria o crescimento econômico nacional. Ou seja, em nome do interesse particular de alguns países, o bem comum da humanidade foi relegado ao segundo plano.
ALVES, José Eustáquio Diniz. Sustentabilidade, Aquecimento Global e o Decrescimento Demo-econômico. Revista Espinhaço| UFVJM, p. 4-16, 2017.
Em relação ao aquecimento global, julgue os itens a seguir.
I. A intensiva utilização de combustíveis fósseis representa uma oposição a diferentes soluções sustentáveis de fonte de energia existentes atualmente para reduzir os impactos gerados à atmosfera do planeta.
II. O aquecimento global é caracterizado pelo aumento da temperatura do planeta, seja por causas naturais ou antrópicas, representando um fator influente na dinâmica funcional da Terra.
III. A diminuição da emissão de gases de efeito estufa é fundamental para reduzir as consequências do aquecimento global, uma vez que esses gases impedem que a radiação gerada na superfície do planeta saia da atmosfera, o que resulta no aquecimento da Terra.
qual alternativa esta correta
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
todas estão corretas
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás