1.
Na história contemporânea do campo político, a necessidade de promover uma conjunção de forças faz com que haja a necessidade do estabelecimento de acordos e arranjos políticos que viabilizam maiores chances de resultados positivos quanto à aprovação de pleitos eleitorais ou de projetos de lei que atinjam o interesse público. A esse processo especial, comumente denominamos de coligações partidárias.
As coligações são, assim, um fenômeno de ajuntamento de partidos, não necessariamente da mesma matriz política, mas que em um determinado momento se mostra eficaz no sentido de promover os interesses comuns para a melhor condução da política num determinado ente federativo. Contudo, para o estabelecimento dessas coligações há que se falar em limitações para que, também, não haja dum lado uma condensamento tão intenso que não permita o avançar de determinados projetos ou o trancamento das pautas de interesse público. Sobre as coligações, analise as assertivas a seguir, assinalando a verdadeira.
a) As coligações partidárias constituem avanços frente a um sistema desigual de captação e distribuição de recursos do fundo eleitoral e dão maior visibilidade aos candidatos a cargos eletivos.
b) Não é permitido o estabelecimento de coligações partidárias no caso de eleições diretas, apenas nas proporcionais (deputado federal, deputado estadual, deputado distrital e vereador), desde 2017.
c) Para esta eleição criou-se uma nova modalidade de ajuntamento político, denominado federação política, em que os partidos de mantém obrigatoriamente blocados pelo período de uma legislatura. Entretanto, essa federação precisa ter distribuição de poder específica, de acordo com a quantidade de votos que cada partido conseguir.
d) A federação partidária é um esforço para que o interesse público esteja devidamente alinhado com os interesses do bloco político, de modo que há, aqui, uma subordinação e a necessidade de coordenar esforços para a boa condução da política nacional.
e) Compreende-se o fenômeno da coligação e da federação partidária como sendo ofensas ao princípio republicano, já que os partidos deixam de exercer sua função e passam a representar interesses particulares, onerando o Poder Público e deixando a sociedade desassistida.
2.
Muitas vezes somos bombardeados por mídias sociais que indicam expressões parecidas, utilizadas como sinônimos, mas que trazem sentidos bastante diversos quando analisamos em profundidade. É o caso, por exemplo das expressões globalização e globalismo, os quais passamos a perceber:
I. Globalização é o processo ou movimento em que um povo ou uma cultura busca abranger outros territórios e, neste sentido, gerenciando o processo de internacionalização das dimensões social, ambiental, de valores civilizacionais.
II. A globalização é um processo natural, embora não seja um processo recente. É possível ver na história vários episódios desse fenômeno multifacetado no âmbito econômico, social, político, cultural e religioso.
III. Globalismo trata de uma dimensão econômica, ou seja, de uma questão de referência na dinâmica da interação com os elementos de produção de riqueza e valores.
IV. De modo geral, o globalismo trata de uma introdução de valores na dinâmica local de modo que há uma intervenção no modo de produzir saberes, métodos e técnicas que tomam o espaço de uma cultura local, não sem movimentos de contra hegemonia.
a)Se I e II forem verdadeiros.
b)Se I e III forem verdadeiros.
c) Se I, II e III forem verdadeiros.
d)Se II e IV forem verdadeiros.
e) Se I, III e IV forem verdadeiros.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
es la se l,ll foremverdadeiros
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás