Respostas
Resposta:
Cada meio de geração energética possui seus prós e contras e não é diferente para a energia hidrelétrica. Este tipo de usina não produz dióxido de carbono (CO2), ao contrário de outros tipos, como a usina termelétrica, que emitem inúmeros gases poluentes e subprodutos tóxicos. A água é uma fonte limpa e renovável e, embora os custos com a manutenção da usina sejam muito altos, o custo com a água é nulo.
A construção de uma usina hidrelétrica pode ser cara, mas sua durabilidade é alta. Dessa forma, após serem pagos os custos, a energia hídrica se torna uma fonte relativamente barata de eletricidade. Desta forma, ela traz é financeiramente benéfica para o consumidor final. As usinas podem ser construídas em rios sujeitos a enchentes e nesses casos, elas ajudam a controlá-las.
As usinas hidrelétricas podem ainda ser impactantes na economia da região em que se encontram, ao tornarem-se pontos turísticos. Inúmeras delas possuem este como um de seus fins, melhorando a qualidade de vida dos habitantes locais. Em suma, algumas das vantagens da energia hidrelétrica são que ela:
utiliza uma fonte limpa e renovável: a água;
não emite dióxido de carbono;
é uma fonte barata de eletricidade;
gera um custo relativamente baixo para o consumidor final;
controla rios propensos a enchentes;
reforçam a economia com o turismo.
Explicação: