• Matéria: Português
  • Autor: sabrinasz86
  • Perguntado 3 anos atrás


Faço muito isso: ligo a televisão pra fazer zuada, enquanto faço outra coisa. E parece que não há nada de original nisso, pois muita gente que mora só faz o mesmo. [...] Dessa vez, eu tava escrevendo. E o que me chamou à atenção foi o sotaque familiar. Levantei a vista. E reconheci logo o fardamento escolar da menina que estava sendo entrevistada. Aumentei o som e fui ver: um documentário sobre educação pública, boa parte aqui, em Pernambuco.
Estudei o primário (básico, hoje) em escola pública [...].
No documentário, a adolescente, cujo sotaque familiar me chamou a atenção, falava e falava com eloquência1 e intimidade sobre arte e literatura: Frida Kahlo, García Márquez, Machado e João Cabral. “Quero me formar e fazer mestrado no México.” [...]
Os outros meninos e meninas entrevistados no documentário também se expressavam com conteúdo e clareza. Falas fluentes, corretas e bom vocabulário. Todos tinham planos para o futuro. E todos falavam bem – e com carinho – da escola. [...]
Dia seguinte, descobri o telefone da escola e o nome do diretor [...]. Liguei. E fui lá, em Jardim São Paulo. [...]
O diretor reuniu as duas turmas do último ano numa sala ampla. Eu me apresentei e fui apresentado a cada um deles. Perguntei e fui perguntado. No final, deixei meus livros e propus: “Se toparem ler algumas crônicas, volto daqui a um mês pra gente conversar sobre elas e sobre o ofício de escrever.”
Eles toparam. E eu voltei.
*Vocabulário:
1eloquência: aptidão para falar ou discursar muito bem; refere-se à arte de bem falar.
LEÃO, Joca Souza. De volta à escola. 2019. In: Algo Mais. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2022. Fragmento. (P111578I7_SUP)
01) (P111572I7) Entende-se desse texto que
A) o narrador começou a trabalhar em uma escola.
B) o narrador conhecia os alunos do documentário.
C) o narrador morava sozinho.
D) o narrador tinha o hábito de ver programas na televisão.

Respostas

respondido por: lorxalll
0

Resposta:

B) o narrador conhecia os alunos do documentário.

Explicação:

"E o que me chamou à atenção foi o sotaque familiar. Levantei a vista. E reconheci logo o fardamento escolar da menina que estava sendo entrevistada[...]  a adolescente, cujo sotaque familiar me chamou a atenção"

respondido por: luamlh
0

Entende-se do texto que o narrador morava sozinho, letra C. No primeiro parágrafo o narrador afirma que liga a televisão pra fazer zuada e que não há nada de original em fazer isso, pois muita gente que mora só faz o mesmo.

Analisando cada afirmação:

A) Não é possível afirmar que o narrador começou a trabalhar na escola. No penúltimo parágrafo o narrador relata que ligou e foi à escola, se apresentou e sugeriu aos alunos que lessem algumas crônicas e se houvese interesse ele voltaria para uma conversa. Nãoassociação entre essa ação e o fato de o narrador ter começado a trabalhar em uma escola, mesmo que posteriormente ele tenha voltado, afirmar isso seria extrapolação.

B) Embora o narrador afirme no 5º parágrafo que o sotaque da adolescente lhe era familiar, ele não se direcionou a nenhum aluno. Portanto, não há indiação de familiaridade do narrador com os alunos, exceto pelo sotaque pernambucano que lhe era familiar.

C) Subentende-se do 1º parágrafo que o narrador ligou a televisão para fazer barulho ("fazer zuada") enquanto fazia outra coisa, nesse caso, estava escrevendo. No mesmo parágrafo ele diz que não há nada de original em ligar a televisão para fazer barulho enquanto faz outras coisas, pois muita gente que mora só faz isso. Essa afirmação liga à ideia de que o narradar mora sozinho.

D) O narrador não tinha hábito de ver televisão, ele ligava apenas para fazer barulho enquanto realizava outras atividades, como escrever.

Portanto, a resposta correta é a letra C.

Aprenda mais sobre interpretação de textos em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241

#SPJ2

Perguntas similares