Povoamento e ocupação do território brasileiro
O início da ocupação europeia no território brasileiro, a partir do século XVI, foi parte da expansão territorial portuguesa no Atlântico, estimulada pela Revolução Comercial [...]. Nesse mesmo século foram iniciadas então a expropriação da população nativa e a devastação da floresta, com o povoamento e colonização. Inicialmente, navegadores, aventureiros e corsários se interessaram por produtos da terra, como o pau-brasil, estimulando os indígenas do litoral a coletarem madeiras e peles de animais adentrando nas matas, em troca de objetos de pouco valor. [...]
Somente algumas décadas após o “descobrimento”, Portugal voltou suas atenções para esse território, iniciando de fato o povoamento e desmatando grandes áreas para a agricultura, sobretudo da cana-de-açúcar. [...]
Com base nesse texto, o processo de ocupação do território brasileiro
compôs a dominação comercial e marítima portuguesa.
foi caracterizado pelas prósperas relações entre indígenas e europeus.
foi destacado como um período de preservação do meio ambiente do território.
integrou a colaboração dos africanos diante das exigências portuguesas.
Respostas
Resposta:
Oiee. eu li o texto e entendi que a resposta é a letra A, eu tbm to fazendo a prova.
Explicação:
No primeiro paragrafo fala.
não sei se ta certo mais foi oque eu entendi, espero ter ajudado :)
A expansão marítima portuguesa no século XVI possibilitou o domínio do comércio e do território que hoje é o Brasil. Essa região iria gerar inúmeras riquezas para Portugal com a busca por metais preciosos, o tráfico de escravos, a extração de pau-brasil e o cultivo de cana de açúcar. Letra A.
Domínio Português no Brasil Colônia:
Com a chegada à costa atlântica da América do Sul, o medo de perder essa região para outras nações e a busca por metais preciosos impulsionou as expedições de exploração.
O pau-brasil foi o primeiro recurso valioso que Portugal explorou. Essas árvores contêm uma coloração usada para criar tintas vermelhas para roupas, cor apreciada pela nobreza.
A partir de meados do século XVI, com as Capitanias Hereditárias, foram estabelecidas as lavouras de cana-de-açúcar. O açúcar obtido era um produto bastante valioso no período.
A mão-de-obra escolhida para exercer o trabalho nas lavouras foi o de escravos africanos. Eles tinham alto valor de mercado e eram considerados posse, e o comércio estabelecido enriqueceu ainda mais os comerciantes e a metrópole.
Consequências dessa ocupação
- Para os indígenas: dizimação por armas.
- Doenças trazidas da Europa.
- Perda de território para os europeus e evangelização.
- A natureza foi desmatada com a retirada de pau-brasil e depois para a criação de lavouras.
- A escravização dos africanos não foi voluntária, foi realizada através do comércio e da dominação, e houve resistência.
Leia mais sobre a Escravidão Africana: https://brainly.com.br/tarefa/29749309
#SPJ2