Aquele carro parara na linha de resguardo, desde a véspera, tinha vindo com o expresso do Rio, e estava lá, no desvio de dentro, na esplanada da estação. Não era um vagão comum de passageiros, de primeira, só que mais vistoso, todo novo. A gente reparando, notava as diferenças. [...] O trem do sertão passava às 12h45m. As muitas pessoas já estavam de ajuntamento, em beira do carro, para esperar. As pessoas [...] conversavam, cada um porfiando no falar com sensatez, como sabendo mais do que os outros a prática do acontecer das coisas. Sempre chegava mais povo – o movimento. Aquilo quase no fim da esplanada, do lado do curral de embarque de bois, antes da guarita do guarda-chaves, perto dos empilhados de lenha. Sorôco ia trazer as duas, conforme. A mãe de Sorôco era de idade, com para mais de uns setenta. A filha, ele só tinha aquela. [...] A hora era de muito sol – o povo caçava jeito de ficarem debaixo da sombra das árvores de cedro. [...] Para onde ia, no levar as mulheres, era para um lugar chamado Barbacena, longe. [...] Rosa, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. Fragmento Esses textos são parecidos pois afirmam que a história se passa em um dia de sol. citam um grande jantar reunindo personalidades. contam que uma chuva trouxe problemas para a estrada. mencionam o esforço feito para compra de marinetes. tratam do transporte de pessoas de uma cidade para outra.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Os textos são semelhantes pelo fato de tratarem do transporte de pessoas de uma cidade para outra. Por causa disso, a alternativa correta é a letra E.
Transporte de indivíduos de uma cidade à outra
Os dois textos apresentados acabam por dissertar sobre um assunto em comum, que é o transporte de pessoas de uma cidade para outra. O primeiro texto fala sobre a ligação rodoviária entre as duas principais cidades do cacau, enquanto que o segundo texto fala sobre um trem que liga outras duas cidades.
Ou seja, os dois textos possuem ligação entre si, mas não há intertextualidade, uma vez que nenhum texto foi baseado no outro para que ele pudesse existir. Ou seja, eles apenas falam sobre um assunto em comum, e por isso pode-se concluir que há ligação entre ambos.
Leia mais sobre semelhanças de textos:
brainly.com.br/tarefa/47279718
#SPJ2