Os vírus são os principais exemplos de malwares que infectam os computadores de uma rede. O uso do termo "vírus" ocorre porque esses softwares (códigos de computador) têm grande capacidade de se integrar e infectar outros programas sem que o usuário perceba ou esteja ciente desta infecção. Quando o usuário executa o software infectado, o vírus se espalha causando diversos danos. Realize uma pesquisa sobre as seguintes ameaças aos ambientes de Tecnologia de Informação (TI): - Spyware. - Adware. - Spam. - Phishing. Para cada ameaça, você deverá apresentar o seu conceito, a forma de infecção e os recursos disponíveis atualmente para evitar ou retirar a contaminação
Respostas
respondido por:
0
Inúmeras são as formas de ameaças ao usuário em uma rede de computadores. Os Spaywere são relacionados a softwares instalados no computador que transmitem dados pessoais para invasores. Os Adwere são programas instalados no computador que transmitem propagadas indesejadas ao usuário, normalmente ocorre em um navegador web. Spam são mensagens em massa enviadas, normalmente, para o email do usuário. Por fim, o Phishing tem o intuito de enganar os usuários para que estes forneçam dados confidenciais como senhas e número de cartões, por exemplo.
Ameaças cibernéticas
- Spaywere: Esta forma de ameaça trabalha sem que o usuário perceba. Pois, ela é instalada nos dispositivos eletrônicos pelo usuário como um software e este irá transmitir informações pessoais para o invasor sem que o usuário saiba. Para se proteger, o ideal é que evite-se baixar programas e abrir anexos de email de fontes desconhecidas, instalar antivírus nos dispositivos, usar provedores de segurança de internet confiável. Por fim, para retirar a contaminação pelo Spaywere deve-se desinstalar programas não seguros dos dispositivos eletrônicos.
- Adwere: Também é um software indesejado porém, este tem o intuito de mostrar na tela propagandas indesejadas dentro de um navegador web. Este malware é instalado no dispositivo eletrônico através de um outro software legítimo. Após instalado, ele irá captar diversos dados do usuário como a sua localização, preferências e, a partir deste ponto, exibirá na tela propagadas compatíveis com o perfil do usuário. Para evitá-lo é necessário utilizar antivírus capazes de detectar esta ameaça, realizar backup dos arquivos regularmente, evitar baixar programas ou abrir anexos de email suspeitos. Caso seja infectado, deve desinstalar o malware do dispositivos eletrônico.
- Spam: Este malware refere-se a mensagens indesejadas, enviadas em massa, por meio eletrônico. Os Spans estão relacionados a propagadas, disseminação de fake news ou aplicação de golpes. Não é necessário baixar nenhum software para receber um spam, normalmente, eles aparecem na caixa de email do usuário. Alguns provedores de email são capazes de detectá-los automaticamente e já fazem a retirada deles da caixa de entrada. Para evitá-los o usuário não deve fornecer o seu email para sites não seguros.
- Phishing: O Phishing tem uma finalidade bem específica que é a de captar dados confidenciais do usuário como senhas e número de cartões ou conta bancária. Esta prática criminosa ocorre, normalmente, através do recebimento de mensagens de instituições ou pessoas conhecidas pelo usuário. Nestas mensagens aparecem links para que o usuário seja redirecionado a sites ou aplicativos falsos. Quando ele utiliza seus dados pessoas, o malware consegue captá-los e transferi-los para o criminoso. Para evitá-lo deve sempre desconfiar de mensagens que exigem o redirecionamento para outra página através de links, observar o remetente da mensagem, evitar mensagens alarmistas, mesmo que sejam de pessoas ou instituições conhecidas, verificar se a URL da página é segura apresentando o HTTPS.
Para saber mais sobre os malwares acesse: https://brainly.com.br/tarefa/22699377
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás