"Apenas é produtivo o trabalhador que produz mais-valia para o capitalista ou serve à autovalorização do capital”.
MARX, Karl. O capital. 1957.
O trecho descreve um dos conceitos fundamentais das críticas que Karl Marx faz ao sistema capitalista e ao modo de produção: a mais valia, que é a porcentagem de lucro que o dono dos meios de produção retira no produto final, que se origina do trabalho não pago, ou seja, quando o trabalhador é remunerado com um valor inferior a porcentagem do trabalho que aplicou para a produção das mercadorias. Segundo Marx, este processo só é possível por conta da alienação dos trabalhadores, ou seja, cria-se uma noção falsa de que a diferença de ganhos é justa. Em sua crítica, Marx aponta alguns mecanismos que participam da alienação, entre eles estaria a educação e o sistema educacional. Diante disso, sobre a ideia de educação na teoria de Karl Marx podemos afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
Dentro da sociedade capitalista, a educação era temida, pois era vista como uma forma dos indivíduos acessarem as ideias comunistas de Marx e Engels.
Alternativa 2:
A educação no capitalismo é única, voltada para a burguesia, por isso, Marx era contra a participação dos trabalhadores em instituições de ensino capitalistas.
Alternativa 3:
Para Marx, a educação funciona como um paradoxo dentro da sociedade capitalista: é tanto um elemento de manutenção da hierarquia social, quanto uma ferramenta de emancipação.
Alternativa 4:
Marx valorizava uma educação dividida entre burguesia e proletários, pois argumentava que para sair da alienação os operários necessitavam de uma formação mais completa, voltada para a reflexão.
Alternativa 5:
Enquanto o capitalismo promovia uma educação politécnica aos operários, Marx defendia a necessidade de uma educação mais básica para os mesmos, para que assim tivessem mais tempo dedicado ao combate à burguesia.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: Alternativa 3
Explicação: páginas do livro 63 e 64 - 1,2 e 3 parágrafos
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás