Questão: Leia o enunciado abaixo.
"Em fevereiro, onde houve menos falhas no fornecimento da Light, o valor a ser descontado, a partir de maio, será...”.
O trecho acima, retirado de uma publicação da professora Thaís Nicoleti de Camargo, apresenta uma expressão inadequada para o contexto. Leia as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A palavra inadequadamente usada é Light, pois quando se usa o nome de uma empresa é necessário colocá-lo entre aspas.
II. A palavra que não está coerente com o texto é menos, uma vez que nesse fragmento deveria estar escrito menos falhas para concordar corretamente.
III. A expressão inadequada é onde, haja vista que tal advérbio não tem um antecedente que o exija, nem que concorde com ele.
As alternativas I e II estão corretas.
A alternativa I e III estão corretas.
Apenas a alternativa I está correta.
Apenas a alternativa II está correta.
Apenas a alternativa III está correta.
Respostas
A alternativa correta em relação ao enunciado apresentado é:
e) Apenas a alternativa III está correta.
Análise de cada afirmativa
I. FALSO - Não é recomendado o uso de aspas em nomes de empresas, mesmo sendo um nome estrangeiro. As aspas podem ser usadas para destacar nomes de obras, marcas, veículos de imprensa, entre outros.
II. FALSO - O emprego da palavra "menos" está correta em relação à norma-padrão. Trata-se de um advérbio e, por isso, é invariável, ou seja, sempre se apresenta no masculino. A flexão no feminino ("menas") configura um erro, pois essa palavra não existe.
III. VERDADEIRO - O emprego do pronome "onde" está errado em relação à norma-culta, pois só deve ser usado para retomar termo com ideia de lugar. "Em fevereiro" traz ideia de tempo, portanto deveria ter sido usado "quando", em vez de onde.
Mais sobre uso de aspas em:
https://brainly.com.br/tarefa/50845350
#SPJ1