• Matéria: Biologia
  • Autor: gabipagni16
  • Perguntado 3 anos atrás

Desde o final de 2019, o mundo todo luta diariamente contra a pandemia da COVID-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Uma importante estratégia utilizada na luta contra o vírus foi o desenvolvimento de diferentes tipos de vacinas eficazes contra a SARS-CoV-2, reduzindo a morbidade e a mortalidade. No entanto, a capacidade de uma vacina para prevenir infecções ou doenças, depende criticamente da proteção de indivíduos mais velhos, que estão sob maior risco de doenças graves. Neste cenário, os componentes celulares e humorais da resposta imune adaptativa são responsáveis pelo desenvolvimento de respostas elaboradas e que garantem a sobrevivência de nossa espécie. Considerando as principais características de imunidade adaptativa, assinale a alternativa que apresenta corretamente suas propriedades. I. Na resposta T-dependente, os antígenos de natureza glicídica e proteica são reconhecidos diretamente pelas células B e se e diferenciam em plasmócitos secretores de anticorpos. II. Na resposta T-independente, os linfócitos TCD8+ auxiliam no reconhecimento de antígenos lipídicos e proteicos pelas células B que se e diferenciam em plasmócitos secretores de anticorpos. III. A tolerância imunológica possibilita que o sistema imune seja apresentado aos nossos “antígenos próprios” e mediante a isso, não reaja contra ele, mantendo a homeostasia do organismo. IV. As células TREGs são importantes para o correto funcionamento do sistema imune, elas são responsáveis por inibir as respostas imunológicas quando elas não são mais necessárias ao organismo.


Anônimo: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS. ENTRE EM CONTATO.
88**9**93**76**82**55**.,,.....,,.,.

Respostas

respondido por: polianafaria01
12

Resposta: APENAS III E IV.

Explicação:

FALSO - I. Na resposta T-dependente, os antígenos de natureza glicídica e proteica são reconhecidos diretamente pelas células B e se e diferenciam em plasmócitos secretores de anticorpos. (SÃO DE NATUREZA PROTEICA - PAG. 112)

FALSO - II. Na resposta T-independente, os linfócitos TCD8+ auxiliam no reconhecimento de antígenos lipídicos e proteicos pelas células B que se e diferenciam em plasmócitos secretores de anticorpos. (TCD8+ NÃO PARTICIPA DO PROCESSO, PAG 112)

VERDADEIRO - III. A tolerância imunológica possibilita que o sistema imune seja apresentado aos nossos “antígenos próprios” e mediante a isso, não reaja contra ele, mantendo a homeostasia do organismo. (PAG. 226)

VERDADEIRO - IV. As células TREGs são importantes para o correto funcionamento do sistema imune, elas são responsáveis por inibir as respostas imunológicas quando elas não são mais necessárias ao organismo. (PAG 104)

respondido por: Ludwich
0

Há duas afirmativas que estão corretas no que diz respeito às vacinas e características da imunidade: as de número III e IV, por serem as únicas que estão cientificamente representando as funções das células de defesa no organismo.

Analisando os conceitos relacionados à imunidade

A número III fala sobre a tolerância imunológica. Ela atua permitindo que nosso sistema imunológico consiga diferenciar os antígenos que nos são nocivos das nossas próprias células. Dessa forma, nosso corpo não é atacado pelas próprias células T, que são as responsáveis pela resposta imune. Portanto, esta alternativa fala sobre um conceito correto.

As células TREGs se tratam dos linfócitos reguladores. Em nosso organismo, elas têm a função de controlar a ativação de outros linfócitos. Ao verificarem que a autoimunidade não é necessária pois não há a presença de elementos estranhos, estes linfócitos reguladores impedem que uma resposta imune desnecessária seja desencadeada por um linfócito T. Essa explicação está de acordo com o desenvolvimento da alternativa IV e se relaciona com o contexto da vacina.

Para saber mais sobre os linfócitos, brainly.com.br/tarefa/19582485

#SPJ2

Perguntas similares