Respostas
Resposta:
Em paralelo aos valores morais e religiosos do justo preço, podemos ver que a Igreja também interferiu no desenvolvimento das atividades financeiras. Em muitos casos, burgueses e artesãos pegavam dinheiro emprestado para que tivessem meios para atender suas demandas produtivas
A usura era considerada um pecado contra a justiça pelo fato de o lucro obtido sobre o tempo de empréstimo de um dinheiro sem finalidade produtiva não ser justo para com aquele que dele necessitava. O usurário pecava ao levar vantagem sobre o tempo desse empréstimo, porque ela se beneficiava da renda e do tesouro do povo. As indulgências era um meio de "ato de auto-negação às riquezas", ficando todo o dinheiro em posse da Igreja Romana. O povo acreditava que com isso, pagariam seus pecados e alcançariam u lugar no céu.
Resposta:
A usura era considerada um pecado contra a justiça pelo fato de o lucro obtido sobre o tempo de empréstimo de um dinheiro sem finalidade produtiva não ser justo para com aquele que dele necessitava. O usurário pecava ao levar vantagem sobre o tempo desse empréstimo.
Porem ela se beneficiava da renda e do tesouro do povo. As indulgências era um meio de "ato de auto-negação às riquezas", ficando todo o dinheiro em posse da Igreja Romana. O povo acreditava que com isso, pagariam seus pecados e alcançariam o reino dos céus.
Durante muito tempo o alto eo baixo clero foram beneficiados com o dinheiro do povo