Como transformar a nossa relação com a natureza? Falar em meio ambiente não é algo abstrato. Se traduz no ar puro que respiramos, na água que bebemos e na fauna e flora que nos cercam. Somos dependentes desses recursos [. ] e, mesmo assim, temos dificuldade para reconhecer e valorizar nosso patrimônio natural. Quando começamos a falar sobre a temática, há quase 30 anos, parecia loucura. Porém, conservar a natureza é uma causa que vale a pena – e vai continuar valendo sempre. É uma mudança essencial no presente, que torna possível o nosso futuro. O território brasileiro abriga a maior biodiversidade do planeta, distribuída em vários biomas que preenchem de beleza os nossos 8,5 milhões de km2 de extensão. [. ] Reunimos 20% do total de espécies da Terra e garantir a sobrevivência desses seres não pode ser uma questão restrita à ciência. [. ] Quando criamos reservas naturais, contribuímos com a qualidade do ar, com a diversidade de espécies e com o desenvolvimento das comunidades locais. [. ] Quando reavaliamos o uso de recursos naturais ou a forma como os dejetos industriais são descartados, podemos poupar matas, córregos, rios e bosques para um desenvolvimento mais sustentável. [. ] [. ] Precisamos encontrar um equilíbrio que beneficie todos os setores – agricultura, pecuária, indústria, comércio, turismo, serviços – de forma sustentável, sem gerar prejuízos para as próximas gerações. Mas, sim, garantir um futuro. KRIGSNER, Miguel. Como transformar a nossa relação com a natureza? In: Estado de Minas. 2019. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2022. Fragmento. Nesse texto, para defender a importância de conservar a natureza, o autor utiliza como argumento o trecho: "Falar em meio ambiente não é algo abstrato. ". (1º parágrafo) "Quando começamos a falar sobre a temática, há quase 30 anos, parecia loucura. ". (1º parágrafo) "O território brasileiro abriga a maior biodiversidade do planeta, distribuída em vários biomas que preenchem de beleza os nossos 8,5 milhões de km² d
Respostas
Acredito que a sua pergunta é a seguinte:
"8. Nesse texto, para defender a importância de conservar a natureza, o autor utiliza como argumento o trecho:
a) “Falar em meio ambiente não é algo abstrato.”. (1º parágrafo)
b) “Quando começamos a falar sobre a temática, há quase 30 anos, parecia loucura.”. (1º parágrafo)
c) “O território brasileiro abriga a maior biodiversidade do planeta, distribuída em vários biomas que preenchem de beleza os nossos 8,5 milhões de km² de extensão...”. (2º parágrafo)
d) “Quando criamos reservas naturais, contribuímos com a qualidade do ar, com a diversidade de espécies...”. (4º parágrafo)
e) “Precisamos encontrar um equilíbrio que beneficie todos os setores...”. (5º parágrafo)"
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Para responder a questão, é necessário encontrar a opção onde existem argumentos que defendam a conservação da natureza.
No 4o parágrafo, é possível observar uma enumeração de vantagens ambientais obtidas a partir da criação de reservas naturais.
Logo, a resposta é a Letra D.
A importância das reservas naturais para a sociedade
No Brasil, há aproximadamente 2500 unidades de conservação, com diversas tipologias e administradas pelo Governo Federal, pelos Estados ou até mesmo por Municípios.
Quanto às tipologias no Brasil, são exemplos:
- Área de proteção Ambiental.
- Área de Relevante Interesse Ecológico.
- Estação Ecológica.
- Floresta Nacional.
- Parque Nacional,
Sobre as funções das Unidades de conservação, se destacam:
- Preservar a fertilidade do solo.
- Amenizar o clima.
- Garantir a biodiversidade.
- Qualidade do ar.
Para saber mais sobre Unidades de conservação, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/26632868
#SPJ1