Ha muito tempo que o natal deixou de ser uma festa religiosa. No seu aspecto positivo virou festa de congraçamento, sobretudo no seio da família é uma dará em que todos voltam a comer juntos. Ao menos um peru e uma rabanada. No aspecto negativo é o grande festim do consumo, presidido por esse chato e mercadológico bom velhinho, que seria tolerável num filme de Frank Capra. É uma pena porque o natal mesmo sem qualquer conotação religiosa, sem qualquer compromisso confessional, lembra uma antiga e inarredável aspiração humana: a de um deus entre nós com a nossa carne.
Classifique o texto em dissertativo-argumentativo ou dissertativo-expositivo. Justifique sua resposta
Respostas
respondido por:
1
Esse texto é classificado como dissertativo-argumentativo, pois o autor defende um ponto de vista, com base em argumentos, com a finalidade de convencer o leitor.
Texto dissertativo-argumentativo
O texto apresenta traz a opinião do autor sobre o Natal. A tese defendida é a de que o natal não é mais uma festa religiosa.
Para convencer o leitor de que seu ponto de vista faz sentido, o autor trouxe argumentos, como:
- é visto apenas como uma data para reunir a família para comer juntos;
- tornou uma festa do consumo, com interesses mercadológicos.
As opiniões do autor também ficam explícitas pelo uso de termos e expressões, como "aspecto positivo", "aspecto negativo", "chato e mercadológico", "é uma pena".
O texto só seria classificado como dissertativo-expositivo se o foco estivesse na exposição de informações a respeito do Natal.
Mais sobre texto dissertativo em:
https://brainly.com.br/tarefa/10822167
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás