Para o indivíduo que possui um tumor, nada é mais importante do que a comunicação de que “é benigno” e, portanto, a diferenciação entre tumores benignos e malignos é uma das distinções mais importantes que um patologista pode fazer. Em geral, tumores benignos e malignos podem ser distinguidos com base em uma série de características anatômicas e histológicas.
Considerando a situação mencionada e os conceitos sobre tumores, analise as afirmações a seguir.
I- De acordo com suas características biológicas os tumores são denominados benignos ou malignos e as terminologias, neoplasia ou tumor, podem referir-se tanto ao crescimento benigno ou maligno, no entanto, o termo câncer caracteriza somente o crescimento maligno.
II- A oncologia (do grego oncos = tumor) é o estudo dos tumores ou neoplasmas. Os termos neoplasia (novo crescimento) e tumor atualmente são utilizados basicamente como sinônimos.
III- As neoplasias benignas ou tumores benignos têm seu crescimento de forma organizada, geralmente lento, expansivo e apresentam limites bem nítidos. Apesar de não invadirem os tecidos vizinhos, podem comprimir os órgãos e tecidos adjacentes.
IV- A metástase é definida pela propagação de um tumor para áreas que são fisicamente descontínuas com o tumor primário e, além disso, caracteriza um tumor como maligno, pois, por definição, neoplasias benignas não formam metástases.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.
Alternativa 2:
I e II apenas.
Alternativa 3:
III e IV apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
aula conceitual 9
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás