• Matéria: História
  • Autor: Indianeida
  • Perguntado 3 anos atrás

A história se faz com documentos. Documentos são os traços que deixaram os pensamentos e os atos dos homens do passado. Entre os pensamentos e os atos dos homens, poucos há que deixam traços visíveis, e estes, quando se produzem, raramente perduram: basta um acidente para os apagar. Ora, qualquer pensamento ou ato que não tenha deixado traços visíveis tenham desaparecido, está perdido para a história: é como se nunca houvesse existido. Por falta de documentos, a história de enormes períodos de passado da humanidade ficará para sempre desconhecida. Porque nada supre os documentos: onde não há documentos não há história.

LANGLOIS, C.; SEIGNOBOS, C. Introdução aos Estudos Históricos. São Paulo: Editora Renascença, 1946 (adaptado).

O trecho apresentado foi publicado originalmente em 1898, na França, em um manual de História muito influente à época. Com base nesse excerto, infere-se que os documentos

CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO
são registros textuais, preferencialmente produzidos por organismos vinculados ao Estado, o que assegura sua autenticidade.

podem ser substituídos por traços que denotem tanto a presença humana no tempo quanto os gostos, gestos e valores do ser humano em determinado período.

fornecem testemunho sobre uma parcela dos acontecimentos do passado sem os quais a escrita da história é impossível.

recuperam o passado em si, na medida em que expressam ações e ideias de homens que viveram em épocas pretéritas.

são equivalentes aos acontecimentos humanos, pois carregam em si os pensamentos e os atos pretéritos.

Respostas

respondido por: nadaadeclarar65
0

Resposta: A história se faz com documentos. Documentos são os traços que deixaram os pensamentos e os atos dos homens do passado. Entre os pensamentos e os atos dos homens, poucos há que deixam traços visíveis, e estes, quando se produzem, raramente perduram: basta um acidente para os apagar.

Explicação:

espero ter ajudado !!!

Perguntas similares