comente a especificidade da estrutura social espartana no contexto da cidade - estado grega clássica
Respostas
Com base no enunciado acima, podemos compreender que:
Inicialmente, podemos observar que Esparta, por força das circunstâncias da ocupação dória, os quais eles descendiam seus habitantes, tem sua estrutura social e seu rígido militarismo pouco mudaram ao longo dos cerca de 500 anos de história.
Assim, podemos notar que ela era uma sociedade que partiu do princípio da adoção das leis de Licurgo, onde ficou estacionada no que tange o desenvolvimento de políticas de melhoria para a nação.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
A especificidade da estrutura social espartana no contexto da cidade-estado grega clássica está no fato de que os espartanos possuíam uma sociedade militarizada e voltada para a prática da guerra.
A sociedade espartana era composta pelos esparciatas, periecos e hilotas. Os esparciatas eram cidadãos com plenos direitos políticos e com formação militarizada, sendo que viviam apenas em função da vida militar.
Os periecos eram a segunda camada da sociedade espartana, sendo composto por cidadãos livres sem direitos políticos, responsáveis pelo comércio, artesanato e a agricultura.
Os hilotas, por sua vez, eram escravos considerados servos da cidade-estado de Esparta, responsáveis pelas atividades administrativas e de produção agrícola.
Desse modo, a estrutura social espartana não buscava o desenvolvimento econômico, apenas praticava a agricultura como forma de autossuficiência, não dependendo do comércio com outras cidades para a manutenção da cidade.
Para mais informações sobre a cidade-estado Esparta, confira:
https://brainly.com.br/tarefa/6749971