( ) Moore refutava as concepções idealistas que negavam a existência de coisas físicas
( ) A existência das coisas físicas ou das coisas que se encontram no espaço é um fato admitido por Moore
( ) Para Wittgenstein a não linguagem refletiria a realidade
( ) Os defensores do positivismo lógico tinham profunda admiração as formulações metafisicas, não enalteciam os métodos científicos e tinham aversão ao conhecimento empírico e a análise lógica da linguagem.
( ) Os jogos de linguagem não são relacionados à Wittgenstein
Respostas
V - F - V - V - F
Explicação:
(V) Moore, fundou o movimento analítico da Escola de Cambridge e surgiu como opositor, juntamente com B. Russell, ao idealismo vigente na Inglaterra.
(F) Moore afirma: “coisas exteriores a nós” poderia ser pormenorizada ao usarmos “coisas exteriores” – porém, essa última foi utilizada, por muitos filósofos, como sendo um sinônimo para “coisas externas a nossas mentes”.
(V) Para Wittgenstein a linguagem não descreve o mundo, pois o limite da linguagem acaba sendo os limites do mundo.
(V) A tese central foi o princípio da verificação. Também chamada de verificacionismo, essa teoria do conhecimento afirmava que apenas as declarações verificáveis através da observação direta ou da prova lógica são significativas.
(F) É relacionado sim, pois Wittgenstein chama todas essas diferentes atividades de. *“jogos de linguagem”.
*O termo jogo de linguagem refere-se a qualquer uma das muitas e variadas atividades de uso da linguagem em que nos envolvemos, e serve de comparação à falsa idéia de que a linguagem tem uma única estrutura lógica subjacente.
Fonte: educacaouol e sites sililares ao assunto.