3. As infecções por micro-organismos são muito comuns no nosso dia a dia. Para um grupo de doenças especificas, foram desenvolvidos medicamentos sintetizados a partir de toxinas de fungos, as quais apresentam propriedades farmaco lógicas. Sobre este assunto, responda ao que se pede.
a. Explique o que são antibióticos e cite um exemplo de fungo que os produza.
b. A penilicina foi o primeiro antibiótico descoberto pelo ser humano, e até os dias de hoje é responsável por Salvar milhares de vidas. Explique como a penilicina foi descoberta.
Respostas
Resposta:
Explicação:
a) Os antibióticos são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que têm a capacidade de impedir a multiplicação de bactérias ou de as destruir, sem ter efeitos tóxicos para o homem. Dito de forma mais simples, os antibióticos são medicamentos que destroem ou impedem a multiplicação de bactérias e por isso curam infecções.
São vários os fungos que produzem antibióticos que atuam contra outros fungos, contra bactérias ou contra ambos (como o Penicillium e Streptomyces). Alguns têm vindo a ser produzidos industrialmente e usados em medicina por exemplo (a penicilina e a streptomicina, entre outros).
b)A penicilina foi descoberta por um oficial médico inglês chamado Alexander Fleming (1881-1955). Seus estudos foram impulsionados pela vontade de descobrir maneiras de curar as feridas infectadas de soldados após atuar na Primeira Guerra Mundial.
Alexander Fleming descobriu a penicilina por acaso. Quando Fleming voltou da guerra, em 1928, iniciou seus estudos a respeito da bactéria Staphylococcus aureus, responsável por provocar infecções em feridas de soldados.
Um dia, ele resolveu sair de férias e deixou as culturas das bactérias em seu laboratório, no Hospital St. Mary, em Londres, sem o acondicionamento correto e sem nenhuma supervisão. As placas permaneceram ali até o retorno de Fleming e foram contaminadas. Ao retornar algumas semanas depois, o médico percebeu que a cultura estava repleta de bolor e que o ideal era jogá-la fora. No entanto, antes de descartar o material, Fleming percebeu que, ao redor dos locais onde havia o bolor, não era detectada a presença de Staphylococcus aureus, o que sugeria que o fungo havia interrompido a atividade da bactéria.
Análises demonstraram que o fungo em questão era o Penicillium notatum e que a substância secretada por ele era capaz de matar bactérias. Surgia nesse momento a penicilina, considerada como o primeiro antibiótico da humanidade e uma das descobertas médicas mais fantásticas.
espero ter ajudado