• Matéria: Português
  • Autor: mariafernandag10
  • Perguntado 3 anos atrás

resumo de qualquer livro!! pfvr gente,é para amanhã !!​


mariafernandag10: só não pode ser da Internet
mariafernandag10: o resumo no caso
amanda19812: O resumo é um gênero textual expositivo, que reduz, agrupa e seleciona as principais ideias contidas em outros textos mais extensos. Por natureza o resumo é menor que a obra que é resumida, apenas com foco no essencial.
amanda19812: escolha ai me manda
mariafernandag10: pequeno príncipe
mariafernandag10: pode ser
amanda19812: Ao longo da história, o Pequeno Príncipe vai narrando as suas aventuras para o protagonista.

O jovem estaria a procura de um carneiro para comer as árvores que estariam crescendo em excesso em sua terra, um asteroide conhecido por B 612, que teria apenas uma rosa vermelha e três vulcões, sendo um deles inativo.

Ao ouvir as aventuras do Pequeno Príncipe, o protagonista vai percebendo como as pessoas deixam de dar valor as pequenas coisas da vida conforme vão crescendo.
mariafernandag10: vlw
mariafernandag10: me ajudou muito
mariafernandag10: obrigada

Respostas

respondido por: FerdnanBlack
1

Resposta:

A “Carta de Pero Vaz de Caminha” ou “Carta a el-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil” foi um documento escrito pelo escrivão português Pero Vaz de Caminha.

Redigido em 1.º de maio de 1500, em Porto Seguro, Bahia, foi levado para Lisboa sob os cuidados de Gaspar de Lemos, considerado um dos maiores navegadores de seu tempo.

Apesar de ter sido escrita no século XVI, a Carta foi descoberta muitos anos depois, no século XVIII por José de Seabra da Silva (1732-1813). Ele era estadista, ministro e guarda-mor da Torre do Tombo.

Sua aparição oficial e acadêmica é obra do filósofo e historiador espanhol Juan Bautista Munoz (1745-1799).

No Brasil, sua primeira publicação foi em 1817, na obra “Corografia Brasilica”.

Provavelmente, a primeira versão editada no Brasil foi do Padre Manuel Aires de Casal (1754-1821). Ele era geógrafo, historiador e sacerdote português que viveu boa parte de sua vida em território brasileiro.

Importante notar que a Carta de Caminha é considerada o primeiro documento redigido no Brasil e, por esse motivo, é o marco literário do País. Ele faz parte da primeira manifestação literária pertencente ao movimento do Quinhentismo.

Explicação:

Perguntas similares