• Matéria: Português
  • Autor: Gabunoast7
  • Perguntado 3 anos atrás

A Família e a Escola enquanto Instituições sociais primárias , desenvolvem papéis fundamentais no processo de socialização dos jovens . Diante da relação cada vez mais estreita e nociva entre os Jovens e as drogas , como estas instituições podem contribuir significativamente na conscientização e no combate ao uso de drogas ?​

Respostas

respondido por: emanuellestm56
0

A família e a escola possuem muitas responsabilidades ao mostrar para crianças e adolescentes sobre o uso nocivo de drogas. Existem alguns argumentos que podem ser empregados, desde pequenos.

No lado familiar, o que mais mantém os jovens longe dos caminhos perigosos das drogas é ter um lar bem estruturado e feliz.

A presença constante dos pais, com carinho e afeto, estabelecendo limites reduz em grande parte a busca por algo a mais dos jovens nas ruas e drogas, segundo uma pesquisa feita pela UFCSPA.

Quanto a questão do âmbito escolar, ela procura sensibilizar os alunos e fazê-los buscar a resposta para si mesmos. Devem fazer o aluno questionar as escolhas de vida e se tal ação irá afetar a sua ou a vida de outras pessoas.

Seja isso feito através de palestras dadas por policiais do PROERD ou de forma mais clara e afetiva, trabalhada diretamente com os alunos em sala de aula.

O que faz o PROERD?

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) é um programa que vai até às escolas, fazendo lições com os alunos e até mesmo fazendo uma pequena graduação com os mesmos, para ensiná-los como se manter longe das drogas.

Foi criado em 1992, é um esforço que foi estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e os pais, para alertar os perigos que o uso de substâncias ilícitas podem trazer para a vida deles.

Entenda mais sobre o PROERD: https://brainly.com.br/tarefa/7775557

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares