• Matéria: Saúde
  • Autor: virleiasouzamahado22
  • Perguntado 3 anos atrás

Um grupo de alunos do 1º ano de enfermagem da disciplina de saúde coletiva foram convidados a acompanhar a enfermeira da Unidade Básica de Saúde Jardim do Sol na 1ª consulta para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil de Sofia, que tem 1 mês, nascida de parto cesárea, filha de Raquel de 22 anos, que está cursando o último ano de pedagogia e é casada com Leandro, 30 anos, pai da criança, que trabalha como caminhoneiro, e só fica em casa aos finais de semana. Leandro tem outro filho de 4 anos, Bernardo, que mora com o casal e é fruto de um outro relacionamento com Mariana. Na casa ainda moram Irene, mãe de Raquel, 48 anos, que é viúva de Geraldo há 2 anos, que morreu aos 53 anos vítima de um infarto. Irene possui baixa escolaridade, é hipertensa e sofre de depressão desde a morte do marido. Quando está em casa Leandro não deixa Raquel sair de casa, ele vive implicando com a sogra pelo fato dela não trabalhar, ficar em frente à televisão vendo a missa e estar sempre triste. Raquel por sua vez defende a mãe com quem é muito apegada, mas não suporta ouvir o nome de Mariana, mãe de Bernardo. O menino é muito apegado com o pai, mas não gosta muito de sua madrasta que o trata com indiferença. Mariana, por sua vez, tem uma vida agitada e está sempre envolvida com festa e por isso passa pouco tempo com o filho. Durante a Visita Domiciliar (VD), Raquel demonstrou estar com dúvida sobre os cuidados com sua filha. Também relatou que não compareceu na consulta do “5º Dia de Saúde Integral” na Unidade de Saúde. Não está amamentando, pois ressalta que o leite é fraco e não sustenta o bebê e sente dores ao amamentar. Há duas semanas buscou informação com a vizinha e começou a oferecer leite de vaca (caixinha) para o bebê com base nas informações que a vizinha forneceu. FURTADO, M. D. D; OLIVEIRA, R. G. Saúde Coletiva. Maringá: UniCesumar, 2019. [Unidade 1 e 2, p. 22-59]. A) Com base nestas informações descritas na situação 1, IDENTIFIQUE 5 determinantes e condicionantes sociais da saúde e EXPLIQUE como eles


Anônimo: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,,...,.,
Anônimo: FAÇO TRABALHOS E MAPAS 42 99832 4784

Respostas

respondido por: raquellopesdelima40
1

Resposta:

Explicação:

respondido por: mariliahortencia8
0

Os determinantes e condicionantes sociais da saúde na situação 1 são:

  1. Econômicos
  2. Culturais
  3. Étnicos
  4. Psicológicos
  5. Comportamentais

Determinantes e condicionantes

Está relacionado com o motivo ou causa para uma pessoa ser saudável, assim, fatores como alimentação, moradia de qualidade, trabalho, educação e acesso a serviços de saúde são os determinantes e condicionantes de saúde.

Todos esses fatores quando em desarmonia podem favorecer o surgimento de problemas que afetam a saúde de uma sociedade. A saúde está atrelada diretamente com o dia-a-dia, com as relações afetivas, com as suas atividades de lazer, então o seu estilo de vida afeta a sua saúde.

Entenda mais sobre determinantes e condicionantes sociais da saúde em: https://brainly.com.br/tarefa/46884520

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares