Depois de falar dos imigrantes e das riquezas do país , o eu lírico afirma que esse " É o canto dos teus berços , Brasil , de todos esses teus berços " . Como se pode interpretar o uso do plural nesse verso ?
a ) O homem de amanhã é " moreno " . O que essa tonalidade de pele sugere sobre o povo brasileiro ?
b ) Além de moreno , o brasileiro é apresentado como " con fiante " , como " o homem de amanhã " . Essa imagem sugere um futuro grandioso para o país . Por quê ?
Respostas
Com o uso do plural no trecho, o eu lírico sugere a existência de uma pluralidade no contexto nacional, e faz menção as diversas "caras" e os diversos "jeitos" presentes no Brasil.
Brasil, de Ronald de Carvalho
Pode-se descrever o poema do autor enquanto uma homenagem recheada de metáforas e elogios. O país encontrava-se acerca do extenso desenvolvimento ocorrido após a Semana de Arte Moderna de 1922, e o autor discorre justamente sobre a beleza e o leque de possibilidades para um futuro excitante que aqui enxergava.
A- A palavra moreno geralmente é usada como um eufemismo para a palavra pardo. Ambas palavras podem sugerir a ideia de que uma pessoa não é branca, ou que é fenotipicamente resultado de uma mistura de raças. O Brasil é país de contexto miscigenado, e é exatamente o contexto sugerido pelo texto.
B- No poema, o autor sugere que o Brasil é um país que estaria nascendo culturalmente. Isso pode ser constatado no trecho a seguir, onde o autor descreve o país poeticamente enquanto um bebê enérgico descansando:
É o canto dos teus berços, Brasil, de todos esses teus berços,
onde dorme, com a boca escorrendo leite,
moreno, confiante, o homem de amanhã!
Veja mais interpretações de Brasil, Ronald de Carvalho em: https://brainly.com.br/tarefa/7391628
#SPJ1