No âmbito da administração pública, o exercício do controle interno, entre outras atividades, cabe à controladoria pública. Em termos conceituais, pode-se afirmar que a controladoria pública:
I. é um segmento da contabilidade ou da administração pública que atua como área de staff, ou seja, de assessoria e consultoria;
II. tem como missão otimizar o processo decisório, fornecendo informações adequadas que auxiliem na busca pela eficácia gerencial;
III. é a unidade organizacional que detém informações gerenciais capazes de maximizar os resultados organizacionais;
IV. tem como missão identificar culpados pelo insucesso da organização e pelos desvios e desperdícios ocorridos.
Assinale a alternativa que reúne as assertivas corretas:
A.
Apenas I, II e III.
B.
Apenas I, II e IV.
C.
Apenas I, III e IV.
D.
Apenas II, III e IV.
E.
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
a
Explicação:
Resposta correta.
A.
Apenas I, II e III.
Pode-se afirmar que a controladoria pública é um segmento da contabilidade ou da administração pública que atua como área de staff. Sua missão é otimizar o processo decisório como unidade organizacional que detém informações gerenciais capazes de maximizar os resultados. No entanto, não é sua missão a identificação de culpados, embora ela tenha também essa responsabilidade, entre muitas outras de mesma ou maior importância.
Resposta: Letra A (Apenas I, II e III)
Explicação: Pode-se afirmar que a controladoria pública é um segmento da contabilidade ou da administração pública que atua como área de staff. Sua missão é otimizar o processo decisório como unidade organizacional que detém informações gerenciais capazes de maximizar os resultados. No entanto, não é sua missão a identificação de culpados, embora ela tenha também essa responsabilidade, entre muitas outras de mesma ou maior importância.