Uma professora alfabetizadora fez a aplicação de uma atividade de tentativa de escrita a uma de seus alunos da educação de jovens e adultos. Ela ditou as seguintes palavras: DINOSSAURO. ELEFANTE. CACHORRO. GATO. SAPO. O aluno fez a seguinte representação sequencial destas palavras: IOAUO. EMAE. KXO.AOM. AOT. De acordo com as hipóteses de escrita, podemos dizer que este sujeito encontra-se na seguinte hipótese:
Respostas
respondido por:
0
De acordo com a sequência que o aluno representou, temos uma sequência fonêmica, onde foram utilizadas as sonoridades das palavras, ou seja, ele se encontra na hipótese silábica com valor sonoro.
Caminhos da alfabetização: pré-silábica até a alfabética
- Na pré-silábica: no início a criança desenha as palavras para retratá-las, porém, ela logo percebe que precisa de letras para melhor representá-las. Então ela vai para a segunda fase, que começa a atribuir qualquer letra para representar as coisas. Por exemplo, girafa ela utiliza a maior quantidade de letras possíveis pois a girafa é um animal grande;
- Silábica: A criança percebe que não precisa de muitas letras para construir as palavras e através do som, ela organiza as vogais na ordem que ouve, geralmente colocando as consoantes no final, ou no meio da frase para que fique visualmente melhor em sua concepção. Por exemplo, CASA ela escreve AZAX.
- Silábico-alfabética: Varia entre a construção de palavras através da identificação de sílabas e a construção silábica anterior, compreendendo um pouco da lógica das palavras, porém não em sua totalidade. Exemplo: Chinelo ela escreve CHNLO.
- Alfabética: Pelo som, a criança finalmente domina as palavras, mas muitas vezes pode vir errar a ortografia. A partir daí, ela começa a compreender as sílabas, palavras e frases.
Espero ter ajudado! Que tal aprender mais sobre alfabetização? Acesse https://brainly.com.br/tarefa/25253237
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
Hipótese silábica de escrita com valor sonoro