Qual a forma preferencial para a realização do subsistema de aterramento que seja projetada do zero?
Respostas
O subsistema de aterramento mais eficiente e recomendado é o modelo TT pois possui haste própria para aterramento no transformador e sua estrutura garante maior segurança.
Como funciona o subsistema TT de aterramento elétrico?
Nesse subsistema temos o aterramento do neutro na entrada, prosseguindo para a carga e contendo hastes próprias por onde o terra se conecta com as massas de instalação, que são aterradas sem depender do neutro. Nesse caso, o sistema das hastes individuais cumpre um papel similar ao capacitor que controla a carga energética em eletrodomésticos de 220v, diminuindo os riscos da sobrecarga.
No subsistema TT, a primeira letra corresponde à como está a alimentação em relação à terra, onde T significa que há um ponto enterrado de forma direta. A segunda letra fala das massas da instalação também em relação à terra, com T referente à massas que foram enterradas de forma direta, sem dependência de outro ponto de alimentação.
Classificação de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas
O SPDA é formalizado pela ABNT através de normas que determinam o ateramento como parte essencial de construções elétricas. As principais são:
- NBR 5410
- NBR 7117
Com o aterramento é possível utilizar um condutor para redirecionar e escoar as cargas de fuga e essa medida cumpre o papel de:
- Centralizar a descarga de energia elétrica.
- Garantir o funcionamento de aparelhos.
- Proteção contra raios.
- E principalmente, proteger pessoas, animais, trabalhadores operando máquinas.
Aprenda mais sobre aterramento elétrico acessando o link: https://brainly.com.br/tarefa/41735396?referrer=searchResults
#SPJ1