Existem diversos estudiosos que tratam da teoria da dança dentro da grande área denominada Arte-Educação. No entanto, entre eles, Freinet e Laban foram conteomporâneos, ou seja, viveram na mesma época, porém não se conheceram, e, mesmo assim, elaboraram teorias semelhantes.
Assinale a alternativa que apresenta de maneira correta a teoria desses estudiosos.
Respostas
Resposta:
Freinet e Laban questionavam o espaço dentro da sala de aula, considerando-o incômodo, dando a sensação de imobilidade.
Explicação:
Freinet e Laban foram contemporâneos, não se conheceram, mas questionavam os mesmos aspectos relacionados à mobilidade na sala de aula. Laban considerava a sala de aula como um espaço constrangedor e incômodo, restringindo a inclinação natural do corpo. Freinet falava que as carteiras na sala de aula davam a sensação de aprisionamento e imobilidade. Esses questionamentos referiam-se à escola de maneira geral, portanto seus estudos não eram segmentados a determinada etapa da Educação (Educação Infantil ou Ensino Fundamental). Ambos os estudiosos referiam-se à dança de forma geral; nenhum deles menciona em suas teorias a união entre dança e teatro de maneira obrigatória. Além disso, podemos notar que a dança é sempre mencionada de maneira experimental, sensitiva, e não deve seguir somente coreografias predeterminadas. Os estudiosos preocupavam-se com a utilização da criatividade por parte dos alunos. Para finalizar, não se pode limitar os benefícios da dança ao sistema cognitivo ou motor, pois sabe-se que o movimento integra e favorece os sistemas emocional, cognitivo, motor, sensorial, entre outros.
Resposta:
E. Freinet e Laban questionavam o espaço dentro da sala de aula, considerando-o incômodo, dando a sensação de imobilidade.
Explicação: Freinet e Laban foram contemporâneos, não se conheceram, mas questionavam os mesmos aspectos relacionados à mobilidade na sala de aula. Laban considerava a sala de aula como um espaço constrangedor e incômodo, restringindo a inclinação natural do corpo. Freinet falava que as carteiras na sala de aula davam a sensação de aprisionamento e imobilidade. Esses questionamentos referiam-se à escola de maneira geral, portanto seus estudos não eram segmentados a determinada etapa da Educação (Educação Infantil ou Ensino Fundamental). Ambos os estudiosos referiam-se à dança de forma geral; nenhum deles menciona em suas teorias a união entre dança e teatro de maneira obrigatória. Além disso, podemos notar que a dança é sempre mencionada de maneira experimental, sensitiva, e não deve seguir somente coreografias predeterminadas. Os estudiosos preocupavam-se com a utilização da criatividade por parte dos alunos. Para finalizar, não se pode limitar os benefícios da dança ao sistema cognitivo ou motor, pois sabe-se que o movimento integra e favorece os sistemas emocional, cognitivo, motor, sensorial, entre outros.