A Psicologia do desenvolvimento humano aparece como uma das áreas de estudo da Psicologia. Em sua especificidade, como podemos compreendê-la? Escolha uma: a. O estudo das múltiplas variáveis, sejam elas cognitivas. afetivas, biológicas ou sociais, internas ou externas ao individuo. que afetam o desenvolvimento humano ao longo da vida. O b. Ocupa-se do ensino e dos processos de aprendizagem, tais como a relação entre motivação e desempenho na escola. c. Centra-se na avaliação de programas de grande escala, como o programa pré-escolar Head Start, para determinar se eles são eficazes na concretização de seus objetivos. Od. É o estudo de como pensamentos, sentimentos e as ações das pessoas são afetadas pelos outros. Oe. Nenhuma das alternativas anteriores esta correta. A Psicologia do desenvolvimento humano aparece como uma das áreas de estudo da Psicologia . Em sua especificidade , como podemos compreendê - la ? Escolha uma : a . O estudo das múltiplas variáveis , sejam elas cognitivas . afetivas , biológicas ou sociais , internas ou externas ao individuo . que afetam o desenvolvimento humano ao longo da vida . O b . Ocupa - se do ensino e dos processos de aprendizagem , tais como a relação entre motivação e desempenho na escola . c . Centra - se na avaliação de programas de grande escala , como o programa pré - escolar Head Start , para determinar se eles são eficazes na concretização de seus objetivos . Od . É o estudo de como pensamentos , sentimentos e as ações das pessoas são afetadas pelos outros . Oe . Nenhuma das alternativas anteriores esta correta .
Respostas
A Psicologia do desenvolvimento humano é uma das áreas de estudo da Psicologia que compreende os seguintes campos:
A - O estudo das múltiplas variáveis, sejam elas cognitivas. afetivas, biológicas ou sociais, internas ou externas ao individuo, que afetam o desenvolvimento humano ao longo da vida.
Psicologia do desenvolvimento humano
- A psicologia do desenvolvimento humano, como sujere o nome, abrange todas as fases do desenvolvimento de um ser - desde o útero, até o fim da vida.
- Foca mais em períodos cruciais de mudança cogniva/comportamental da vida de um indivíduo, mudanças em períodos de transição rápida, como os abaixo:
- Infância⇒
- Adolescência⇒
- Vida adulta ⇒
- Envelhecimento e fim do ciclo vital.
- No entanto, não deixa de lado todos os outros períodos, pois encara a mudança como uma constante (que ela é de fato) na vida do indivíduo.
- Jean Piaget é uma das referências do século passado (XX), e ainda hoje, neste campo.
- Ele diferencia conhecimento (maturação interna, natural), de aprendizagem, que é causada por situações, eventos e experiências externas, (input externo de escola, famíia, crenças), que pode ser considerada como não universal ou real para todos, já que é variável de acordo com o ambiente em que o indivíduo está inserido.
Vale ressaltar que a visão piagetiana exposta acima é válida e aceita, mas não é a única nesse contexto dentro da Psicologia do Desenvolvimento Humano, porque este é um campo vasto e constantemente alimentado por pesquisas acadêmicas, que podem, com o tempo, melhorar ou integrar teorias nas quais se alicerçaram, ou mesmo, desenvolver novos ramos.
Considerando o exposto até aqui, concluímos que a alterantiva B está relacionada a outros aspectos da Pedagogia que não o do desenvolvimento em si, a alterantiva C idem, e D refere-se à Psicologia Social.
Estude mais sobre Psicologia do Desenvolvimento Humano aqui: https://brainly.com.br/tarefa/50782498
#SPJ1