Respostas
Nas décadas de 60 e 70 o êxodo rural, ou seja, a migração em massa da população do campo para as cidades, ocorreu de forma mais intensa no Brasil, por isso a diminuição da população no campo, ou, com foi dito na pergunta, da decadência no campo.
O que foi o êxodo de rural de 60 e 70?
O êxodo, como foi explicado, é a migração de uma grande massa de pessoas de mesma cultura ou etnina, de um ponto geográfico para outro, geralmente em busca de melhores condições de vida.
No caso das décadas de 60 e 70 no Brasil, ele teve como alguns de seus propulsores:
- A seca, que vitimava muitas pessoas até meados de 70 no semi-árido nordestino.
- A concentração da produção do campo por latifúndios, deixando os pequenos produdores sem trabalho.
- Processo acelerado de industrialização no país na segunda metade do século passado, que aumentava a procura por mão de obra.
Dentre as piores consequências dos êxodos rurais, podemos citar:
- O inchaço descontrolado dos centros urbanos, relegando os migrantes a morar em péssimas condições nas periferias, enquanto produzem uma riqueza da qual não usufruem.
- Sujeição dos mesmos a subempregos: já que a oferta de mão de obra é muito maior do que a procura, muitos tem de trabalhar no que podem, como podem, para sobreviver.
- Aumento da violência, porque, sendo abandonados pela sociedade e vendo-se sem perspectivas, muitos buscam guarida em facções criminosas para sustentar sua vida precária.
Como foi exposto até aqui, diversos fatores influenciaram a migração em massa para os centros urbanos em 60 e 70, causando uma queda na população rural em várias partes do país, principalmente no semi-árido nordestino, mas podemos resumí-los, como todo êxodo, à busca de melhores condições de vida.
Quer saber mais sobre as migrações internas? Acesse este link: https://brainly.com.br/tarefa/20752650
Espero ter ajudado