Respostas
Resposta:
Diferença entre a Gestalt Terapia e Terapia Cognitiva Comportamental
A Gestalt Terapia e a Terapia Cognitiva Comportamental são duas das diversas abordagens que existem na psicologia, essas variedades são muito importantes pois cada indivíduo tem a opção de escolher aquela que mais se identifica.
Explicação:
Gestalt TerapiaDesenvolvida por Friedrich Salomon Perls (Fritz) e Lore Posner Perls (Laura) em 1951 a Gestalt Terapia surge em um cenário do movimento da “3ª Força (Psicologia Humanista)” que defendia o ser humano como um sujeito e não como um meio de estudo como fazia a “1ª e 2ª Força (Behaviorismo e a Psicanálise)” ; diante da influência da Psicologia Humanista a Gestalt Terapia surge e passa a defender o ser humano como um ser capaz de assumir o controle de suas emoções tendo como base o autoconhecimento.
A Gestalt Terapia tem foco no momento presente e seu objetivo é mostrar para o sujeito que ele tem o poder de fazer escolhas, o profissional irá conduzi-lo a se colocar como protagonista da sua vida fazendo com que ele se torne responsável por suas decisões.
A principal característica dessa abordagem é a relação do paciente com o meio que ele vive ( amigos, família, trabalho) e como ele se relaciona; a Gestalt analisa o quanto o ambiente influencia em seu comportamento.
- Terapia Cognitiva Comportamental
A Terapia Cognitivo Comportamental foi criada por volta de 1950 por Dr. Aaron Beck, ela é baseada nos acontecimentos internos e externos que influenciam o ser humano e esses acontecimentos determinará a sua resposta comportamental e emocional.
A Terapia Cognitiva Comportamental tem como objetivo fazer a reestruturação cognitiva a partir do momento que o paciente identifica os eventos que ocasionaram os conflitos que ele vive no presente.
Através da Terapia Cognitivo Comportamental o paciente consegue identificar quais são as mudanças emocionais e comportamentais que devem ser feitas para a resolução dos seus problemas.
A principal característica dessa abordagem é a modificação que a TCC promove quanto ao paciente e seus pensamentos disfuncionais.