1- Por que durante a Revolução Francesa o rei e a rainha foram presos sob suspeita de traição?
2- Comente em seu caderno a divisão entre os girondinos e jacobinos. 3- Defina o que foi o "sufrágio universal" durante a Revolução Francesa. 4- Em sua opinião, o lema e o emblema confirmam as suspeitas dos jacobinos quanto ao caráter contrarrevolucionário da revolta? Justifique.
Respostas
1-Em setembro de 1792, depois da vitória francesa sobre os invasores, o rei Luís XVI foi acusado de ter colaborado com os estrangeiros, ter traído a sua própria pátria para retomar o poder, logo ele recebeu a alcunha de Luís Capeto.
2-Os grupos políticos dividiram-se em três: os girondinos, representantes da burguesia industrial; os membros da planície, ou pântano, aliados aos interesses da burguesia financeira; e a montanha, formada pelos jacobinos e condeliers, pequenos burgueses que tinham o apoio dos sans-culottes.
3-O
4-Os jacobinos faziam parte de uma organização política, criada em 1789 na França durante o processo da Revolução Francesa. No princípio tinham uma posição moderada sobre os encaminhamentos revolucionários, porém, com a liderança de Robespierre, passaram a ter posições radicais e esquerdistas. Entre 1792 e 1794, os jacobinos lideraram o processo revolucionário na França, período que ficou conhecido como "Terror". Foi uma época em que ocorreram muitos assassinatos de opositores políticos.
Principais ideais defendidos pelos jacobinos:
- Eliminação da monarquia na França; - Abolição da escravidão nas colônias francesas; - Educação para todos; - Uso da violência contra os opositores da revolução; - Fim de todos os privilégios do clero e da nobreza na França; - Ajuda aos necessitados; - Controle de preços de produtos de primeira necessidade.
Fim dos jacobinos Após a prisão e execução de Robespierre na guilhotina, em 1794, os jacobinos tiveram suas atividades proibidas na França. Os girondinos voltaram ao poder e comando do processo revolucionário em 1794, implantando os ideais burgueses. Os jacobinos foram dissolvidos no ano de 1799.