• Matéria: Psicologia
  • Autor: danyellemacedo
  • Perguntado 3 anos atrás

Hoje, em seu consultório, você receberá um paciente novo. De acordo com o que lhe foi informado via telefone, trata-se de um bebê com 3 semanas de vida que foi diagnosticado com torcicolo muscular congênito pelo pediatra que o encaminhou para a fisioterapia, para que você trabalhe as questões motoras, evitando o aparecimento de maiores deformidades.


Quais serão as condutas fisioterapêuticas essenciais que você realizará no atendimento deste bebê?

Respostas

respondido por: priscillamoura16
3

Resposta:

Como os bebês com torcicolo congênito apresentam encurtamento unilateral do músculo esternocleidomastoideo, fato que acarreta uma diminuição da amplitude de movimento da região cervical. O tratamento fisioterapêutico durante as primeiras semana de vida do bebê será focado em exercícios de alongamento passivo do músculo esternocleidomastoideo e trapézio superior do lado acometido e exercícios para estimular os movimentos ativos da cervical, principalmente a rotação ativa da cabeça em direção ao lado envolvido. Futuramente (cerca de 3 ou 4 meses de idade) trabalharei exercícios de fortalecimento do músculo esternocleidomastoideo do lado não envolvido, através de atividades lúdicas que estimulem o endireitamento da cabeça e o rolar, além do estímulo ao desenvolvimento motor normal.

Explicação:

respondido por: micheliklfenz
1

Resposta:Como os bebês com torcicolo congênito apresentam encurtamento unilateral do músculo esternocleidomastoideo, fato que acarreta uma diminuição da amplitude de movimento da região cervical. O tratamento fisioterapêutico durante as primeiras semana de vida do bebê será focado em exercícios de alongamento passivo do músculo esternocleidomastoideo e trapézio superior do lado acometido e exercícios para estimular os movimentos ativos da cervical, principalmente a rotação ativa da cabeça em direção ao lado envolvido. Futuramente (cerca de 3 ou 4 meses de idade) trabalharei exercícios de fortalecimento do músculo esternocleidomastoideo do lado não envolvido, através de atividades lúdicas que estimulem o endireitamento da cabeça e o rolar, além do estímulo ao desenvolvimento motor normal.

Explicação:

Perguntas similares