2. Dê o conceito dos seguintes termos estudados na primeira aula sobre Durkheim:
a) Funcionalismo
b) Divisão social do trabalho
c) Solidariedade
d) Solidariedade mecânica
e) Solidariedade orgânica
f) Anomia
Respostas
Resposta:
para Durkheim, a sociedade é mais do que a soma dos indivíduos que a compõe: as consciências, sentimentos e ações.
Explicação:
Segundo Durkheim, para que uma sociedade funcione é preciso que ela seja harmônica , assim como o funcionamento do corpo humano depende do bom funcionamento de todos os órgãos.
A divisão social do trabalho seria responsável por manter a harmonia deste sistema de órgãos que compõe o organismo.
Durkheim afirma que a solidariedade é uma relação moral que faz com que os indivíduos se percebam como pertencentes a uma mesma sociedade.
Solidariedade mecânica é aquela que caracteriza as sociedades pré-capitalistas, nas quais há um baixo (ou nenhum) grau de consciência individual, uma vez que predomina, em termos de coesão social, uma consciência coletiva que controla a sociedade.
Já a solidariedade orgânica é aquela que resulta de uma alta divisão social do trabalho (DST), na qual o grande número de especialistas faz com que haja uma interdependência social, ou seja, é a diferença entre os indivíduos que faz com que haja o vínculo social.
A anomia é um conceito desenvolvido pelo sociólogo francês Émile Durkheim para explicar a forma com a qual a sociedade cria momentos de interrupção das regras que regem os indivíduos. O termo deriva da palavra grega nomos, que significa “norma”, “regra” e precedida pelo prefixo de negação.