Respostas
Resposta:
Acre
O Acre é um dos 27 estados brasileiros, tendo sido elevado a essa condição no ano de 1962. Antes de ser anexado ao Brasil, ele pertencia à Bolívia e ao Peru. Localiza-se na Região Norte, no bioma Amazônia, e o clima predominante é o equatorial úmido.
O estado é um grande exportador de castanha-do-pará e madeira, além de ser o principal produtor de borracha do país.
Região: Norte.
Capital: Rio Branco.
Governo: Gladson de Lima Cameli (2018-2022).
Área territorial: 164.123,964 km².
População: 894.470 habitantes.
Densidade demográfica: 4,47 hab/km².
Fuso: GMT -5 (2 horas adiantado em relação ao horário de Brasília).
Clima: equatorial úmido.
O Acre era, até a segunda metade do século XIX, habitado pelas populações indígenas e ainda fazia parte dos territórios boliviano e peruano. A partir de 1877, motivados pela exploração do látex, os primeiros migrantes da Região Nordeste do país chegaram ao território acriano. Entre 1899 e 1909, disputas pelo domínio da área foram travadas entre os bolivianos, peruanos e os brasileiros que ali estavam.
Os conflitos com os bolivianos culminaram no Tratado de Petrópolis, em 1903, quando o Brasil adquiriu o território do Acre. O conflito com os peruanos, por sua vez, chegou ao fim seis anos mais tarde. Em 15 de junho de 1962, o Acre foi elevado à categoria de estado.
O Acre está localizado na Região Norte do Brasil e inserido no bioma Amazônia. Possui área territorial de 164.123 km², sendo o 16º estado brasileiro em extensão. O território acriano faz divisa com os estados do Amazonas e com uma pequena faixa de Rondônia, a leste. Faz fronteira ainda com dois países: o Peru, em toda a porção oeste, e a Bolívia, a sudeste.
O Produto Interno Bruto do Acre é o segundo mais baixo do Brasil, somando R$ 15,33 bilhões em 2018, de acordo com o IBGE. O PIB per capita para o mesmo ano foi de R$ 17.636,88. Considerando a participação setorial das atividades econômicas, os serviços contribuem com a maior parcela para a formação do PIB acriano, seguidos da agricultura e da indústria.
Explicação: