As “invasões bárbaras” foram consideradas, durante muito tempo, como um dos elementos determinantes para o fim do Império Romano. Entretanto, novas abordagens historiográficas vêm questionando a responsabilidade dos contatos e conflitos entre romanos e não romanos na desagregação do Império Romano. Assinale nas alternativas a seguir V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) Os povos não romanos, chamados de “bárbaros”, trouxeram novas culturas e padrões de comportamento em seus contatos com os romanos. ( ) O termo “invasões” tem muito mais um sentido valorativo do que de explicação histórica, o que tem levado muitos historiadores a abandoná-lo em detrimento da ideia de “migrações”. ( ) Os contatos estabelecidos entre os romanos e os demais povos que viviam em torno do Império foram sempre belicosos, porque os povos não romanos não aceitavam a conversão ao catolicismo. ( ) As migrações de povos não romanos podem não ter contribuído diretamente para o fim do Império Romano, mas foram por meio desses movimentos que ocorreu uma disseminação de ideais selvagens e primitivas. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: A. V – F – F – F. B. F – V – F – F. C. V – F – V – V. D. F – F – V – V. E. V – V – F – F. 3 de 5 pe
Respostas
Resposta:
As “invasões bárbaras” foram consideradas, durante muito tempo, como um dos elementos determinantes para o fim do Império Romano. Entretanto, novas abordagens historiográficas vêm questionando a responsabilidade dos contatos e conflitos entre romanos e não romanos na desagregação do Império Romano.
Resposta: V V F F
Explicação:
(V ) Os povos não romanos, chamados de “bárbaros”, trouxeram novas culturas e padrões de comportamento em seus contatos com os romanos.
(V ) O termo “invasões” tem muito mais um sentido valorativo do que de explicação histórica, o que tem levado muitos historiadores a abandoná-lo em detrimento da ideia de “migrações”.
( F ) Os contatos estabelecidos entre os romanos e os demais povos que viviam em torno do Império foram sempre belicosos, porque os povos não romanos não aceitavam a conversão ao catolicismo.
( F ) As migrações de povos não romanos podem não ter contribuído diretamente para o fim do Império Romano, mas foram por meio desses movimentos que ocorreu uma disseminação de ideais selvagens e primitivas.