• Matéria: Geografia
  • Autor: AliceGaspar5106
  • Perguntado 3 anos atrás

No senso comum, a cartografia e a geografia são similares e se confundem uma com a outra. Entretanto, a cartografia escolar vem se estabelecendo na interface entre a cartografia, a educação e a geografia, de maneira que os conceitos cartográficos tomam lugar no currículo e nos conteúdos de disciplinas voltadas para a formação de professores. Estudos comprovam a importância da lateralidade na orientação geográfica. Disserte sobre a alfabetização cartográfica e geográfica iniciadas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I

Respostas

respondido por: RayanaSE
11

A alfabetização cartográfica é um importante processo em que os alunos se interessam pela cartografia, entendendo-a como um meio pelo qual podem pensar o espaço.

Alfabetização cartográfica

Na geografia, a leitura do mundo presente é realizada através da alfabetização cartográfica.

Por meio da relação entre fundamentos conceituais, procedimentos e formação pedagógica, a educação cartográfica é essencial para simplificar o ensino da cartografia em relação à experiência geográfica.

As atividades recreativas — como aquelas com mapa do tesouro — são exercícios educativos e divertidos que ajudam os estudantes a aprender sobre o espaço e as ferramentas cartográficas (mapas, bússola, bússola, etc.).

Para mais informações sobre atividades recreativas de orientação, acesse:

brainly.com.br/tarefa/21808656

#SPJ1

Anexos:
respondido por: lharyhgeuos
9

A   alfabetização   cartográfica   deve   iniciar   com   acriança   pelo   desenvolvimento   da   linguagem   cartográfica, a   qual   é   universal, baseada   em   um   conjunto   de   símbolos (códigos, pontos, linhas   e   cores), compreensíveis por   todos com   um   mínimo   de iniciação.   É   necessário tornar-se um   leitor   cartográfico, ou   seja, um   decodificador   de   signos   existentes   num mapa.  A iniciação   da   criança   para   a   compreensão   dos   elementos   da   representação cartográfica   é   fundamental.   Deve-se   aguçar   a   visão   cartográfica   com   materiais diversos, como   gráficos, tabelas, imagens   de   satélite, mapas, fotos, figuras e trabalhar de forma lúdica, explorando a linguagem visual.

Paralelamente, para   entender   a   linguagem   cartográfica,  a   criança   precisa   ter noção   de   espaço   e   de   direção.   Para   conseguir   mapear   o   seu   espaço,   ela precisa   localizar   a   sua   casa,   o   entorno   de   sua   escola   o u   o   caminho   de   sua residência  até   a   escola.  Essa   iniciação,   ou   alfabetização  geográfica   do   espaço vivido,   conhecido,   torna-se   complementar   e   recíproca   à   alfabetização cartográfica. A   noção   espacial   vai   se   ampliando   e   se   complexificando   a   medida   que   acriança   toma   conhecimento   de   porções   mais   amplas   de   espaço   vivido   e percebido e  depois concebido. A capacidade  de  percepção e  a  possibilidade de sua representação é um desafio para o entendimento que se passa ao redor da criança

Explicação: Resposta esperada (AVA)

Perguntas similares