Respostas
Política do café com leite é um termo que se refere à dominação da política brasileira sob a chamada República Velha (1889 - 1930) pelos senhores de terras de São Paulo (dominado pelo setor cafeeiro) e Minas Gerais (dominado pelo setor de laticínios), sendo representado pelo Partido Republicano Paulista (PRP) e pelo Partido Republicano Mineiro (PRM).
O nome faz alusão à popular bebida de café café com leite , "café com leite", referindo-se à indústria dominante nos estados.
Sob a República Velha do Brasil, as máquinas políticas clientelistas do campo permitiram que os oligarcas agrários, especialmente os plantadores de café no estado de São Paulo, dominassem as estruturas estatais em seu benefício, particularmente as fracas estruturas estatais centrais que efetivamente devolviam o poder aos municípios.
Na República Velha, a política do café com leite se baseava no domínio da política republicana pelos estados de São Paulo e Minas Gerais — os maiores em população e riqueza. Pode-se ilustrar a extensão dessa dominação observando que os primeiros presidentes da república foram de São Paulo e, posteriormente, sucedidos por uma alternância entre os governadores cessantes dos dois principais estados na presidência.