Respostas
Resposta:
A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. A sociedade romana fazia discriminações e separava as pessoas por classes sociaiz
Cidadania e Civismo na Roma Antiga se referem à situação política, direitos e status de uma pessoa na sociedade. Os cidadãos tinham o direito de acesso à cargos públicos, participação nas assembleias, possuir bens e algumas vantagens em relação à impostos.
No início da república apenas os patrícios (proprietários de terras)eram cidadãos. Após algumas revoltas dos plebeus, eles conseguiram a garantia de direitos e representação política.
Os cidadãos romanos deveriam ser nascidos no território romano.
Sociedade Romana
- Patrícios e Plebeus nascidos em Roma eram considerados cidadãos.
- Mulheres estavam excluídas da cidadania.
- Estrangeiros poderiam se tornar cidadãos após cumprirem obrigações militares.
- Existia a camada dos clientes, que eram livres mas dependentes dos patrícios.
- Os escravos não eram cidadãos.
- Escravos poderiam se tornar livres por meio da alforria e seus filhos nasciam livres.
- Os escravos eram obtidos através do aprisionamento por meio de guerras.
Clientes: geralmente eram estrangeiros ou pobres que tinham proteção dos patrícios. Deviam a eles trabalho e serviço militar.
As atividades exercidas pelas mulheres romanas dependia de seu status social. As mais pobres exerciam trabalhos árduos. As mais ricas tinham mais autonomia e algumas conseguiam participar da vida pública e política.
Leia mais sobre povos da antiguidade: https://brainly.com.br/tarefa/53291178
#SPJ2