6) Podemos olhar pelo buraco da fechadura para ver como nossos antepassados se relacionavam?! De fechaduras, não! Elas custavam caro e o Brasil, na época da colonização, era pobre. Podemos, sim, enxergar através das festas dos muros, das rachaduras das portas. Por ali se via que a noção de privacidade estava sendo "construída", estava em gestação. (DEL PRIORE, M. Histórias íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Planeta, 2011 p.13).
No trecho acima, Mary del Priore, afirma que o conceito de "privado" estava sendo construído na época da colonização do Brasil. Sobre esta conceito, marque a única alternativa correta:
a) Privado, no final do século XVIII, designava o que pertencia a uma pessoa particular.
b) A divisão dos ambientes existente nas casas proporciona grande privacidade aos seus moradores.
c) Na América portuguesa as esferas do público e do privado estavam totalmente definidas.
d) A noção de privacidade, na época colonial, era a mesma na América portuguesa e na Europa.
e) Nenhuma das alternativas.
Respostas
Sobre o conceito de privado no Brasil colônia, podemos observar que neste período era quase zero, pois nesta época as casas tinham pouco conforto ou qualidade, boa parte das edificações realizadas em sapê.
Resposta: Letra E, nenhuma das alternativas.
A privacidade na América portuguesa
Em solo brasileiro, os colonos tiveram que conviver com fatores temporários por quase três séculos, sobrevivendo no desconforto e na pobreza. Faltam móveis, iluminação, o gado pastava livremente e havia lixo por toda parte.
O conceito de privacidade na esfera colonial dos séculos XVI a XVIII era muito diferente do nosso. Em 1718 que o conceito surgiu, mas sem alcançar a individualidade pessoal, mas apenas familiar. Os núcleos familiares viviam em casas muradas cobertas de telha ou palha, com pouca intimidade nas divisórias interiores.
Para mais informações sobre a vida nas capitanias hereditárias, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/40803399
#SPJ1