O pâncreas é uma glândula anfícrina que produz dois hormônios importantes ao metabolismo da glicose, a insulina e o glucagon. O comprometimento desse órgão pode resultar em um quadro de diabetes nos indivíduos. Considerando as informações apresentadas, analise as sentenças a seguir:
I- A insulina é um hormônio transportador, pois promove a absorção de glicose pelas células e estimula que o excesso seja armazenado no fígado sob a forma de glicogênio.
II- O glucagon é um hormônio que estimula a quebra do glicogênio hepático e libera glicose na corrente sanguínea.
III- A diabetes é caracterizada pela deficiência de produção de insulina ou diminuição do número de receptores de insulina nas células- alvo.
A) Somente a sentença III está correta.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) Somente a sentença I está correta.
D) Somente a sentença II está correta.
Respostas
Com relação a fisiologia que envolve o pâncreas e a ação da glicose, insulina e glucagon, concluímos que todas as afirmações estão corretas.
Alternativa correta: Letra B
Glicose, Insulina e Glucagon - Diabetes
O corpo apresenta uma quase que perfeita harmonia na relação entre, glicose, insulina e glucagon.
A insulina produzida pelo pâncreas fará a metabolização da glicose para que a mesma possa ser transformada em energia.
Quando o corpo recebe uma quantidade além do normal de glicose, a insulina mobilizará a glicose que ficará armazenada no fígado na forma de glicogênio, isso acontece via enzima glicogênio sintetase.
O glucagon por sua vez, fará o processo inverso ao da insulina. Esse hormônio trabalha degradando o glicogênio hepático, fazendo com que ele volte para a sua forma de glicose, que cairá na corrente sanguínea novamente.
Por fim, caso o corpo não consiga produzir insulina, ou a taxa de receptores de insulina for abaixo do normal, o individuo pode a vir a desenvolver a diabetes (imagem).
Para aprender mais sobre diabetes, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/20622701
#SPJ1