Leia o trecho. O retrato de Clarice Lispector está na parede. Do alto, é como se a escritora observasse, pela vitrine, quem passa pelo lado de fora da UCS Livraria. A imagem de Sigmund Freud também está posta, evidenciando o emblemático olhar do pai da Psicanálise. No outro lado, Simone de Beauvoir sorri como se filosofasse; Jorge Amado, de modo tímido, também ensaia um sorriso – mais literário, é claro. Esses autores e suas palavras são apenas alguns dos tantos que dá vida à UCS Livraria. Adaptado de: ESPAÇO para a cultura e o conhecimento. Revista UCS, Caxias do Sul, ano 7, n. 30, p. 15, ago./set. 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2022. Analisando a coesão nos termos destacados em negrito, é correto afirmar que ela é referencial por meio do mecanismo de reiteração. referencial por meio do mecanismo de substituição. sequencial por meio do mecanismo de sequenciação temporal. sequencial por meio do mecanismo de sequenciação por conexão. recorrencial
Respostas
respondido por:
0
Em relação ao tipo de coesão observada no trecho, podemos afirmar que a alternativa correta é: b) referencial por meio do mecanismo de substituição.
- b) Correta. No trecho, substitui-se o nome Clarice Lispector por escritora. Também se verifica a substituição do nome Sigmund Freud por pai da Psicanálise. A palavra autores substitui os nomes de Clarice Lispector, Sigmund Freud, Jorge Amado e Simone de Beauvoir.
Coesão referencial
A coesão referencial estabelece uma referência entre os termos de um texto, de forma a retomar seus sentidos sem ter que fazer uso da repetição, que compromete a coerência do texto. Assim, a partir de recursos coesivos, entre eles os nomes e os pronomes, é possível evitar a redundância e, ao mesmo tempo, garantir que o leitor compreenda a referência entre um termo anterior e sua retomada.
Saiba mais sobre coerência textual em:
https://brainly.com.br/tarefa/51263719?source=archive
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás