Cláudia é publicitária e há muito tempo trabalha em uma grande agência de propaganda, na qual desempenha uma função de elevada importância e reconhecimento. Contudo, possui um sonho: abrir seu próprio negócio. Recentemente, descobriu uma oportunidade que, além de potencialmente lucrativa, despertou seu interesse em empreender. Cláudia vai montar um negócio de cosméticos. A chave de tanto interesse está no produto, que é algo diferente do convencional: são produtos de higiene e beleza baseados em ingredientes naturais, em uma concepção mais sustentável; tendência muito forte atualmente. Cláudia já fez vários cursos sobre o assunto e aprendeu o suficiente sobre a produção, mas ainda precisa de apoio na parte administrativa, incluindo a montagem do projeto do negócio (processos). Ela, então, procura auxílio de uma empresa de assessoria especializada em negócios novos e inovadores. Você trabalha nessa empresa de assessoria e foi designado a ajudar Cláudia nessa etapa inicial de seu negócio. Na condição de consultor, como você sugere que ela proceda? Quais aspectos indicará a ela para que sejam analisados?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperada
Embora existam diversas maneiras de lidar com esta questão, o ideal é que a resposta contenha aspectos como: O primeiro passo seria a montagem de um projeto, visando estabelecer os processos que irão constituir o negócio de Cláudia, permitindo o desenvolvimento dos produtos pretendidos. Este projeto deverá conter duas etapas básicas, em que estarão inclusos os aspectos a serem observados. 1) Posicionamento: - Verificação do formato geral e natureza dos processos em relação às características de volume e variedade que o produto requer. - Estabelecimento do arranjo físico e fluxo de atividades que a produção irá envolver, além de recursos que serão empregados, incluindo tecnologia e trabalho. - Pesquisar sobre os clientes, concorrentes e fornecedores, que formarão a rede na qual o negócio estará inserido. (Esta etapa será marcada por um maior número de opções, sobre as quais decisões deverão ser tomadas, definindo o rumo de diversos aspectos.) 2) Análise: - Revisão e alinhamento dos objetivos de desempenho. - Verificação das atividades e tarefas que serão necessárias para o desenvolvimento da produção, bem como sua distribuição e sequenciamento, permitindo o mapeamento do processo e o estabelecimento do fluxo. - Avaliação de capacidade produtiva e habilidade de lidar com variações. (Esta etapa já apresentará um número menor de opções, tendo em vista as decisões tomadas na etapa anterior, que terão forte influência sobre esta etapa, principalmente em função do posicionamento em razão do volume e da variedade.) Após a ideia estar mais formada, chega a hora de verificar questões como viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade do negócio formatado.
Resposta:
Embora existam diversas maneiras de lidar com esta questão, o ideal é que a resposta contenha aspectos como:
O primeiro passo seria a montagem de um projeto, visando estabelecer os processos que irão constituir o negócio de Cláudia, permitindo o desenvolvimento dos produtos pretendidos. Este projeto deverá conter duas etapas básicas, em que estarão inclusos os aspectos a serem observados.
1) Posicionamento:
- Verificação do formato geral e natureza dos processos em relação às características de volume e variedade que o produto requer.
- Estabelecimento do arranjo físico e fluxo de atividades que a produção irá envolver, além de recursos que serão empregados, incluindo tecnologia e trabalho.
- Pesquisar sobre os clientes, concorrentes e fornecedores, que formarão a rede na qual o negócio estará inserido. (Esta etapa será marcada por um maior número de opções, sobre as quais decisões deverão ser tomadas, definindo o rumo de diversos aspectos.)
2) Análise:
- Revisão e alinhamento dos objetivos de desempenho.
- Verificação das atividades e tarefas que serão necessárias para o desenvolvimento da produção, bem como sua distribuição e sequenciamento, permitindo o mapeamento do processo e o estabelecimento do fluxo.
- Avaliação de capacidade produtiva e habilidade de lidar com variações. (Esta etapa já apresentará um número menor de opções, tendo em vista as decisões tomadas na etapa anterior, que terão forte influência sobre esta etapa, principalmente em função do posicionamento em razão do volume e da variedade.)
Após a ideia estar mais formada, chega a hora de verificar questões como viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade do negócio formatado.
Explicação: