A unidade Ortográfica. Velhíssima questão a da unidade ortográfica do português usado no Brasil e em Portugal. Que a prosódia seja diferente, é natural. Num país imenso como o nosso, há diversas formas de pronunciar as palavras, e o próprio vocabulário admite expressões regionais o mesmo acontecendo com todas as línguas do mundo.O diabo é a grafia, sobre a qual os portugueses não abrem mão de escrever director, por exemplo. Não é o mesmo caso de facto e fato, que têm significações diferentes e, com boa vontade, podemos compreender a insistência dos portugueses em se referir à roupa e ao acontecimento.Carlos Heitor Cony, publicado na Folha de S. Paulo, em 10 de agosto de 2004.De acordo com o autor: I. As expressões regionais não devem ser admitidas. II. Não há diferença de sentido entre director e diretor. Está correto o que se afirmar em:
*
somente I
somente II
I e II
Nenhuma
Respostas
respondido por:
0
Com base no texto, pode-se afirmar que apenas a assertiva II está correta, portanto, alternativa B.
Sobre Variações Linguísticas
- Trata-se das invenções e reinvenções da língua, desde sempre, baseadas em aspectos históricos, culturais, sociais e geográficos;
- Regionalismos: relaciona-se com o local em que é desenvolvida. Por exemplo: no Nordeste, chama-se macaxeira; no Sudeste, mandioca; no Sul, Aipim. No fim das contas, trata-se da mesma coisa.
- Variação histórica: diz respeito ao português arcaico, ou extremamente formal, em relação ao português mais atual;
- Variação social: quando há uma conversa entre, por exemplo, um médico e um paciente mais humilde.
Resolução: no texto, o autor afirma claramente que o próprio vocabulário admite expressões regionais (portanto, I está incorreta); além disso, ele afirma que os portugueses não abrem mão de escrever "director", dando a entender que não há diferença de sentido entre "director" e "diretor" (portanto, II está correta).
Aprenda mais sobre variação linguística em: https://brainly.com.br/tarefa/5839074
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás