Respostas
respondido por:
0
Resposta: A história de Roma é dividida em três fases:
- Monarquia ou Realeza (753-509 a.C.);
- República (509-27 a.C.);
- Império (27 a.C.-476 d.C.).
Explicação:
A história do surgimento de Roma em 753 a.C. está ligada à lenda dos dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, filhos do Deus Marte, que participaram da fundação da cidade após terem sido abandonados no rio Tibre e conseguiram sobreviver graças a uma loba que os amamentou.
Cada momento da história romana possui suas peculiaridades, que revelam a evolução política e socioeconômica dessa sociedade.
- Monarquia (753 – 509 a.C.): Em seus primórdios, Roma foi governada por diferentes reis, sendo dos etruscos a mais longa dinastia. Já havia uma organização social dividida em três classes: patrícios (ricos proprietários de terra), clientes (camponeses ou serviçais) e os plebeus (homens livres sem direitos políticos). O último rei etrusco tentou se aproximar da plebe. Insatisfeitos, os patrícios o derrubaram, assumiram o poder e implantaram a república em 509 a.C
- República (509 a 27 a.C.): No lugar do rei, havia três instituições: o Senado, Magistraturas e a Assembleia que elegia anualmente dois cônsules. Apenas os patrícios podiam ocupar esses cargos, porém o descontentamento da plebe resultou em inúmeros conflitos, guerras, discriminação social e política. Durante este período, Roma conquistou uma grande expansão territorial.
- Império (27 a.C. – 476 d.C.): A principal característica dessa fase é a centralização do poder político na figura do imperador. Este período divide-se em duas etapas: o Alto Império – época de prosperidade, e o Baixo Império – tempo de crise.
Estude mais sobre a história da Roma Antiga em: https://brainly.com.br/tarefa/47116256
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás