Elabore um texto crítico sobre o tema: "A Felicidade como uma construção diária". Trabalhe em três momentos baseados nas escolas helenisticas: Diogenes de Sinope (Cinismo), Zenon de Cício (Estoicismo) e Epicuro de Samos (Epicurismo). Sugestão: você pode destacar o que mais importante de cada escola contribui para a realização da felicidade humana.
Respostas
A felicidade é um tema corriqueiro e muito pensado na tradição filosófica.
A felicidade no cinismo
A Escola Cínica é representada por Diógenes de Laércio, figura emblemática e muito famosa desta corrente filosófica.
Ele saía pelas ruas quase nu procurando o homem verdadeiro com uma lamparina. Não detinha de luxos nem tinha uma casa para morar. Ele morava num barril. Era irônico e muito sábio.
A palavra "cínico" vem de "cão", que quer dizer "ser selvagem e natural". Os adeptos ao cinismo levavam uma vida humilde, sem luxos e criticavam quem esbanjasse.
Saiba mais sobre cinismo em: brainly.com.br/tarefa/1627156
#SPJ4
A felicidade no estoicismo
No Estoicismo, de Zenão de Cítio, a felicidade possui um plano metafísico e, para que ela seja realizada, o homem deve aceitar o seu destino e o seu sofrimento.
Para os estoicos, os prazeres terrenos, ao ocuparem a mente humana, o afasta da felicidade, devendo ele, assim, aderir ao asceticismo, ou seja, à ausência dos prazeres físicos.
Saiba mais sobre o estoicismo em: brainly.com.br/tarefa/12395352
#SPJ4
A felicidade no epicurismo
O Epicurismo, escola filosófica de Epicuro de Samos, preza pela imperturbabilidade da alma, isto é, pela paz de espírito.
Assim, Epicuro pensa o homem como um ser que afasta a dor (aponia) e, para ser verdadeiramente feliz, ele deve se distanciar de tudo que lhe causa dor e sofrimento. Por isso, o sentido da felicidade humana está no prazer, porém em um prazer consciente e responsável.
Para esta Escola, se afastar dos assuntos políticos e se aproximar dos amigos são prazeres que levam o homem à felicidade.
Saiba mais sobre o epicurismo em: brainly.com.br/tarefa/12395352
#SPJ4