Sobre os fatos históricos e sociais no decorrer da história das políticas públicas de educação no brasil, assinale a alternativa correta. em 1759, não aconteceu o fechamento dos colégios jesuítas e a introdução das aulas régias mantidas pela coroa. Em 1776, foi instituído o subsídio literário, para manter as escolas. 1884 é a data do ato adicional à constituição do império que determina que o ensino primário fosse destinado à jurisdição das províncias. Em 1829, foi criada a lei das escolas de primeiras letras, com a promessa de que haveria muitas escolas de primeiras letras no brasil
Respostas
Sobre os fatos históricos e sociais na história das políticas públicas de educação no Brasil, em 1827 foi criada a lei das escolas de primeiras letras.
Resposta: Letra D.
Escolas de primeiras letras
A lei de 15 de outubro de 1827 sobre as escolas de primeiras letras foi assinada pelo imperador D. Pedro I, com base no método condicional, no plano de ensino, na prática docente, na regulamentação dos salários dos professores e em outros fatores desenvolvidos no século XIX, com o objetivo de ampliar a formação e a educação no Império Brasileiro.
A lei possui 17 artigos sobre a educação, implementando que os professores ensinariam:
- leitura;
- escrita;
- as quatro operações matemáticas;
- decimais e proporções;
- geometria prática;
- gramática;
- princípios morais cristãos;
- doutrina Católica Apostólica Romana, proporcional à compreensão das crianças;
- Constituição do Império;
- História do Brasil.
Para mais informações sobre políticas públicas da educação, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/26022595
#SPJ4
letra C
Em 1884 é a data do ato adicional à constituição do império que determina que o ensino primário fosse destinado à jurisdição das províncias.