Olá aluno(a), tudo bem?
Com os avanços das inovações e tecnologias, a área da saúde e bem-estar ganhou maiores possibilidades na elaboração de protocolos de tratamentos como a iontoforese, que associa corrente elétrica, como a galvânica, para permear ativos administrados na pele, para aumentar a absorção desses componentes durante os tratamentos. Até os dias de hoje, muitas pesquisas são realizadas para elucidar cada vez mais seu mecanismo de ação. O objetivo da técnica é facilitar a transferência através da pele íntegra de substâncias para um determinado fim terapêutico. A grande vantagem desta forma de aplicação é a seleção local, o que facilita a ação. Esta vantagem de penetração se comparada à aplicação tópica simples é apontada como verídica pela grande maioria dos artigos científicos.
Uma vez que o estrato córneo é a principal barreira para a penetração da substância através da pele, certamente há necessidade de utilizarmos meios que possam romper esta barreira, aumentando assim a chegada dos ativos nos tecidos mais profundos. Os tratamentos estéticos podem ser potencializados com a utilização dessa técnica, hoje existe no mercado um número muito grande de cosméticos destinados a este fim. O que em determinadas situações pode causar certa incerteza na total eficácia, pois há grande desencontro de informações sobre a ação da corrente nestas substâncias. A corrente utilizada para a iontoforese é a corrente Galvânica, uma corrente contínua constante e unidirecional por definição.
A ionização ou Iontoforese é o movimento das cargas para o polo oposto, e é uma corrente elétrica utilizada para introduzir radicais químicos ou realizar permeação de princípios ativos no tecido. O efeito deste procedimento dependerá do tipo de ativo utilizado na permeação.
A ionização é um procedimento realizado com a corrente galvânica e pode ser utilizada na área da estética facial e corporal em procedimentos faciais e corporais para permeação de ativos hidratantes, rejuvenescedores, clareadores, lipolíticos ou vasculares. Na área da Podologia, poderíamos utilizar para permeação de ativos anti-inflamatórios, antifúngicos, cicatrizantes e analgésicos. Na área das Terapias Integrativas e Complementares, poderíamos utilizar o recurso para permeação de frequenciais, ativos relaxantes, analgésicos e calmantes.
Adaptado de KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco. Eletrotermofototerapia e Inovação Tecnológica. Maringá-PR.: Unicesumar, 2020.
Para utilizar a técnica de iontoforese é necessário entender o seu mecanismo de ação, e como a corrente elétrica se comporta para ter sua função terapêutica. Sendo assim, na pasta Material da disciplina encontra-se um artigo intitulado de FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA IONTOFORESE, baixe o artigo, faça a leitura e responda as questões abaixo:
1) A técnica de aplicação de iontoforese na prática fisioterapêutica envolve três partes principais, elas são aplicadas para Estética e cosmetologia, Podologia e Terapias Integrativas e Complementares. De acordo com a artigo científico FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA IONTOFORESE, cite quais são as três partes principais para aplicação da técnica de iontoforese.
2) Uma vantagem do uso da iontoforese é a perspectiva do aumento de liberação de drogas ionizáveis quando comparada à absorção percutânea passiva. Diante disso, a partir da leitura do artigo responda:
a) Na iontoforese, além da difusão passiva, a penetração da droga é aumentada por alguns mecanismos, quais são eles?
b) Seguindo o raciocínio da pergunta anterior, descreva e explique os mecanismos envolvidos na transferência transdermal por iontoforese.
3) A introdução de drogas através da pele em direção ao tecido subcutâneo possui três rotas potenciais: (1) o folículo piloso e suas glândulas sebáceas associadas, (2) os ductos sudoríparos e (3) através do próprio estrato córneo, entre seus apêndices e falhas (rota intercelular). Porém, em decorrência das características hidrofóbica e negativa do estrato córneo e de sua matriz lipoprotéica, drogas ionizadas dificilmente penetram através da pele por difusão passiva em quantidades suficientes para atingir níveis terapêuticos. Sendo assim, responda:
a) Quais são as principais vias de acesso dos íons transferidos por iontoforese?
b) Quais são as vias que pouco contribuem para a penetração iônica por apresentarem uma elevada impedância elétrica?
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****
➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖
.
.
PRECISANDO DE AJUDA? SÓ CHAMAR >>>
(2️⃣1️⃣) 9️⃣*9️⃣6️⃣5️⃣2️⃣ ~~ 6️⃣8️⃣9️⃣0️⃣
.
.
⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛⬛
Respostas
Quais os principais fundamentos teóricos envolvidos na transferência por iontoforese?
Conforme descrito na introdução do artigo, esta técnica não invasiva usa a corrente elétrica para prover uma maneira controlada de aumentar a transferência através da pele de fármacos.
1) Cite quais são as três principais mecanismos para aplicação da técnica de iontoforese:
- Eletrorrepulsão, criada pela interação droga–campo elétrico, que provê força adicional para direcionar íons de polaridade semelhante à do eletrodo sob o qual são colocados;
- Eletroosmose, que é o movimento trans-dérmico de parte do solvente juntamente com os componentes neutros e iônicos nele diluídos
- Aumento da permeabilidade intrínseca da pele pela aplicação do fluxo elétrico
2) Conforme leitura:
a) Durante a iontoforese, a concentração de íons no estrato córneo aumenta e a resistência da pele diminui, aumentando sua permeabilidade durante a passagem do campo elétrico;
b) A aplicação de corrente elétrica contínua promove o fluxo eletroosmótico. Esse fluxo causa um movimento trans-dérmico de solutos ionizáveis e não carregados eletricamente que estão na composição do fármaco. Em pele íntegras, seu ph é ácido (pH de 3 a 4) e a queratina córneo é neutra. Nessas condições, o fluxo eletroosmótico aumenta a penetração de íons negativos, enquanto a liberação de íons positivos é retardada.
3) Responda:
a) As principais vias de acesso são os poros de glândulas sudoríparas.
b) Por apresentarem elevada impedância elétrica relativa apresentam pouca contribuição:
- o estrato córneo
- os pêlos foliculares
- glândulas sebáceas
Aprenda mais sobre Iontoforese aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22916070
#SPJ4
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****
➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖