Um tampão foi preparado com CH3COO-/CH3COOH, de tal forma que o pH resultante é 3,74. Sabendo que a constante de ionização do ácido acético vale Ka = 1,8x10-5, determine a relação entre as concentrações [CH3 COO-]/[CH3 COOH] nessa solução. (Dado: log 1,8 = 0,26)
Respostas
Resposta: A partir dos dados fornecidos pelo problema e dos devidos cálculos que faremos, é possível verificar que o valor da razão entre acetato e ácido acético é igual a 0,1.
- Vamos entender ou por quê?
Nosso objetivo é calcular o valor da razão de concentração da base conjugada de ácido acético (acetato) e ácido acético em uma solução tampão.
Para isso devemos saber que: Em química, um tampão é uma mistura em concentrações relativamente altas de um ácido fraco e sua base conjugada.
Para calcular o pH de uma solução tampão, a equação de Henderson-Hasselbalch é usada para calcular o pH de soluções tampão. Para usar esta equação, você deve conhecer o pKa do ácido e a relação entre a concentração de sal e ácido, conforme mostrado abaixo:
Então para encontrar a relação entre acetato e ácido acético devemos usar a equação de Henderson-Hasselbalch e para usar esta equação devemos conhecer o pH da solução e o pKa do ácido fraco.
Vemos que o pH do tampão é igual a 3,74 e a constante de acidez do ácido acético é igual a , mas o que aconteceu com os dados mais essenciais do problema, ou seja, o pKa?
Nós nem sabemos o pKa já que o problema em si só nos diz a constante de acidez do ácido acético, mas lembremos que o pH de uma solução é calculado pela fórmula:
- Portanto, se o pH for calculado dessa maneira, será óbvio que o pKa foi calculado dessa outra maneira:
Calculando o pKa do nosso ácido fraco:
Para encontrar o valor de pKa de acordo com esse logaritmo usaremos a aproximação dada pelo problema no logaritmo de 1,8 cujo valor aproximado será igual a 0,26, mas para usar essa aproximação tentaremos simplificar nosso logaritmo isso de acordo com as propriedades dos logaritmos.
Lembremos primeiro que o logaritmo de um produto é igual à soma dos logaritmos dos fatores, ou seja:
Fazendo esta aplicação obtemos a expressão:
Lembre-se que o logaritmo de uma potência é igual ao produto entre o expoente e o logaritmo da base da potência. Então nossa expressão será simplificada como:
Quando a base e o argumento são iguais, ou seja, são o mesmo número, então o resultado será sempre 1. Então usando isso mais nossa aproximação obtemos:
Substituindo nossos novos dados na equação (i):
Conclusão: Feitos os cálculos, chegamos à conclusão de que o valor da razão entre acetato e ácido acético é igual a 0,1.