Respostas
Para melhorar a solubilização de um determinado soluto, é preciso conhecer a natureza dessa substância. Buscando na bibliografia, encontramos a dependência do coeficiente de solubilidade com a temperatura.
Quando o coeficiente de solubilidade aumenta com o aumento da temperatura, dizemos que a solubilização é endotérmica, ou seja, o soluto absorve calor para se solubilizar, então é conveniente aumentar a temperatura do meio, com um banho-maria, por exemplo.
Mas quando o coeficiente de solubilidade aumenta com a diminuição da temperatura, dizemos que a solubilização é exotérmica, ou seja, o soluto libera calor para se solubilizar, então é conveniente diminuir a temperatura do meio, com um banho de gelo, por exemplo.
Na curva da imagem em anexo, podemos solubilizar melhor o KNO₃ em água quente, solubilização endotérmica. Já a solubilização do Ce₂(SO₄)₃ é mais fácil em água gelada, solubilização exotérmica.
Quando a curva possui uma inclinação sutil, como no caso do NaCl, a temperatura não interfere tanto na solubilização. Então para melhorar a solubilização, apenas uma agitação vigorosa e paciência são necessárias.