A cidade de Salvador capital da colônia até 1763, no final XVII vivia um clima de tensão e descontentamento. Explique de que maneira esse contexto estimulou o surgimento da
conjuração baiana em 1798
Me ajuda
Por favor :(
Respostas
Resposta:
Desde a transferência da capital para o Rio de Janeiro (1763) Salvador vivia em uma grande crise economica ocasionando o empobrecimento de seus habitantes, que também protestanvam contra as tributações. O descontentamento dos habitantes favoreceu a propagação das ideias iluministas de liberdade, igualmente e fraternidade divulgadas pelos membros da maçonaria, dando início a conspiração contra a coroa Portuguesa que ficou conhecida como Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates.
Explicação:
Com a transferência da corte portuguesa e da capita para o Rio de Janeiro, Salvador vivia em uma grave crise economica. As principais atividades economias eram formadas por profissionais como artesão, alfaiates, soldados de baixas patentes, sapateiros, carregadores, pescadores, pedreiros e vendedores ambulantes. A população estava insatisfeita principalmente por causa da crise e das tributações impostas pela metrópole, o clima de tensão aliado a divulgação das ideias iluministas pelos membros da maçonaria deram início a Conjuração Baiana.