Nos últimos anos, vimos diversas transformações tecnológicas e mudanças nos meios de comunicação das empresas em todo o mundo. A globalização proporcionou a muitas empresas a oportunidade ofertar e produzir um mesmo produto ou serviço, e exportá-los para diversos países. Nesse sentido, a preocupação com gestão das informações internas deve:
Respostas
Resposta:
1. Redes Sociais via Internet
Foi na década de 1990, com a disponibilidade do uso da internet, que a ideia de rede sociais foi para o mundo virtual.
Nos dias de hoje, parece impossível pensar em um mundo longe das redes sociais, como Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube etc.
Através das redes sociais, é possível interagir com pessoas dos mais variados lugares do mundo. É possível trocar experiências, postar conteúdos relevantes, vender – através de ferramentas como o Instagram Shopping – encontrar grupos de pessoas com ideias semelhantes, fazer networking e muito mais.
As redes sociais são exemplos de inovações tecnológicas! Com o passar do tempo, novas mídias sociais surgem e se atualizam para encantar cada vez mais seus usuários.
Quer aprender como usar as Redes Sociais para vender? Acesse o curso gratuito da Universidade Yapay: Vendas por Redes Sociais.
Curso Universidade Yapay Vendas por Redes Sociais
2. Sistema GPS
O Global Positioning System, em português, significa Sistema de Posicionamento Global, que, nada mais é, do que a localização por satélite a partir de um dispositivo móvel.
Essa inovação tecnológica, foi criada em 1973 com o objetivo de facilitar os sistemas de navegação. Hoje em dia, é possível encontrar informações de um certo local em qualquer horário e condição climática.
O GPS funciona por conta de 24 satélites que circundam o planeta Terra. Em qualquer lugar do planeta, é possível captar informações através da troca de alguns dados e algoritmos. Com isso, é repassado para o usuário a sua localização exata do mapa.
3. Máquinas capazes de aprender
Machine Learning (também chamado de aprendizado de máquina, em português) deve ser uma das inovações tecnológicas que mais vão impactar nossa vida nos próximos anos.
Ela já está presente em grande parte das nossas atividades, principalmente em softwares que utilizamos para trabalhar.
É só por meio deles que conseguimos ter acesso a tantas informações de forma rápida. E, baseados nesses dados, podemos tomar decisões mais assertivas.
Um exemplo atual do uso de Machine Learning são os chatbots no atendimento ao cliente.
Abastecido com dados, essa tecnologia é capaz de entender e responder às necessidades do consumidor de forma ágil, reduzindo o tempo de espera. Com isso, melhora a experiência do usuário com a empresa.
Depois, quando o robô já não é mais capaz de seguir com o atendimento, ele encaminha o cliente para falar com uma pessoa.
É por isso que o Machine Learning e outras inovações tecnológicas não devem ser vistas como um inimigo. Elas não vão tomar o lugar dos humanos (não para tudo, pelo menos), mas devem sim ajudar a deixar o nosso trabalho mais rápido e fácil.
4. Drones entregadores
Os drones viraram uma febre, principalmente para uso pessoal. Em 2017, o número total de aparelhos em todo mundo chegou a cerca de 3 milhões. Agora, os drones corporativos também devem ganhar mais espaço.
Vídeo de uma pessoa pilotando um Drone com o controle remoto. O Drone está carregando uma pizza para entrega.
Drone entregando pizza
O seu principal uso comercial para os próximos anos deve ser o cargo de entregadores. Já imaginou receber sua pizza dessa forma? Pois, a empresa Domino’s fez um teste em 2016, na Nova Zelândia.
E, é claro, que a Amazon não ficou para trás. A empresa, sempre atenta a inovações tecnológicas, lançou o chamado Prime Air com a intenção de reduzir drasticamente o tempo de entrega utilizando drones.
A intenção era que ao invés do prazo de dois dias para delivery, passasse para apenas 30 minutos.
A primeira entrega de mercadorias da Amazon por meio de um drone aconteceu em 2016, na Inglaterra. O aparelho demorou cerca de 13 minutos desde o centro de distribuição até o quintal do consumidor, onde foi deixada a encomenda.
Resposta:
Aumentar, pois é um fator determinante na estratégia de uma empresa.
Explicação
Tá no Gabarito!
Gabarito Estácio